Rio Grande do Sul

Movimento Sindical

Federação Intermunicipal dos Empregados da Alimentação do RS realiza assembleia

Sindicatos filiados estiveram reunidos para prestar contas de 2021 e planejar ações para 2022

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Os sindicatos filiados da FIEICA-RS estiveram reunidos em assembleia de prestação de contas de 2021 e previsão orçamentária para 2022 - Reprodução

Os sindicatos filiados da Federação Intermunicipal dos Empregados nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação do RS (FIEICA RS) estiveram reunidos nesta quinta-feira (2), em assembleia da categoria. O encontro teve como objetivo realizar a prestação de contas do ano de 2021, além de elaborar previsão orçamentária para 2022. A reunião aconteceu na sede do Sindicato da Panificação, em Porto Alegre.

Segundo avaliaram, a campanha salarial de 2021 teve um saldo positivo. Embora a conjuntura adversa para os trabalhadores, por conta da política econômica do governo Bolsonaro em relação às negociações salariais, os sindicatos que estiveram presentes concluíram que a luta travada possibilitou manter as conquistas das cláusulas de negociações anteriores, observando ainda aumentos de salário real em vários setores.

"Lamentamos o não fechamento do acordo, ainda, de algumas poucas categorias. O setor do leite, por exemplo, seguiu enfrentando uma poderosa multinacional, a Lactalis, que se nega a reajustar os salários com pelo menos a inflação do período, além de manter prática antisindical", relatou o presidente do Sindicato de Estrela, Pedro Mallmann.

O sindicalista reafirmou ainda que os trabalhadores seguirão na luta por valorização, ressaltando que não é justo que empresas sigam faturando milhões enquanto os funcionários arriscam até mesmo suas vidas em função da pandemia e ainda recebam "salário de fome".

Para os sindicatos que estiveram presentes, foi consenso que um dos pontos fundamentais para 2022 é a eleição de um presidente identificado com os trabalhadores. Mallmann afirmou ainda que o país e os trabalhadores não suportam mais a política econômica do governo Bolsonaro, sendo fundamental que ele não se reeleja.

A FIEICA-RS é uma federação de trabalhadores da alimentação que reúne dez sindicatos da alimentação do RS: Sindicatos da Alimentação de Alegrete, Bagé, Camaquã, Estrela, Ijuí, Dom Pedrito, Passo Fundo, Pelotas, Panificação de Porto alegre e São Gabriel.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko