Jornada de Lutas

Festival cultural contra os agrotóxicos será nesta sexta (3) a partir das 18h

Evento online terá apresentações artísticas, intervenções, depoimentos e até receitas agroecológicas

|

Ouça o áudio:

Entre as participações confirmadas no evento deste sábado estão Gregório Duvivier e Kleber Mendonça Filho, - Foto: Diangela Menegazzi

A Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida realiza nesta sexta-feira (3), às 18 horas, o Festival Cultural Pela Vida e Contra os Agrotóxicos. O objetivo é denunciar os malefícios trazidos por esses produtos no dia que é dedicado internacionalmente ao seu combate.

A transmissão será pelas contas da @contraosagrotóxicos no Facebook e no Youtube.

Em 3 de dezembro de 1984, a cidade de Bhopal, na Índia, viveu uma tragédia que marcou para sempre a história. Mais de 27 toneladas do gás isocianato de metila vazaram de uma fábrica de agrotóxicos, matando 2,2 mil pessoas na hora e atingindo cerca de 600 mil ao longo dos anos seguintes.

Entre as participações confirmadas no evento deste sábado estão Gregório Duvivier, Kleber Mendonça Filho, Projeto Estado de Emergência; grupo Mandicuera de fandango caiçara, do litoral paranaense; e Ana Chã, integrante do setor de cultura do MST e do grupo musical As Cantadeiras. 

Com apresentações artísticas, receitas agroecológicas, depoimentos, além de intervenções presenciais de rua, a ação integra a Jornada de Lutas Contra os Agrotóxicos, que ocorre em todo o Brasil entre o dia 27 de novembro e vai até 11 de dezembro.

::Decreto de Bolsonaro facilita registro e acelera liberação de novos agrotóxicos::

Para além de Bhopal, os agrotóxicos seguem matando e adoecendo pessoas, animais e a biodiversidade em todo o mundo. No Brasil, o problema tem sido agravado desde que Jair Bolsonaro chegou ao poder, em janeiro de 2019. Desde então, já foram liberados 1507 “novos produtos”. Na verdade, são moléculas antigas, maix tóxicas e por issoproibidas em outros países .

A programação da Jornada inclui o lançamento do Dossiê contra o Pacote do Veneno.

Confira datas e locais:

4/12 – no Salão Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, na rua Rio Brando 420, no centro de São Luis (MA), às 8 horas.

4/12 – às 13h, na Feira Agroecológica. Praça Afonso Marcos Favretto. Rua Wagner Luiz Boscardin, 8, bairro Laranjeiras, Pariquara (PR). 

10/12, às 19h, na Câmara de Vereadores de Cascavel (PR). Rua Pernambuco, 1843, Centro.

11/12 – às 9h, na Feira da Ponta Norte, CLN 216 – Asa Norte – Brasília.