Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Unamérica lança EP2 Canções para Tempos de Cólera no Armazém do Campo de Porto Alegre

Lançamento será híbrido a partir das 19h30, nesta sexta, 3 de dezembro, quando o Unamérica completa 38 anos de estrada

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Zé Martins e Dão Real, do Unamérica, lançam o EP2 Canções para Tempos de Cólera - Foto: Fabiana Reinholz

Ao completar 38 anos, nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, o Unamérica, formado pelos músicos Dão Real e Zé Martins, lança o EP2 Canções para Tempos de Cólera nas principais plataformas digitais com mais 4 músicas: Povo Unido, Pachamama, Menina da Feitoria e Fronteiras Livres.

O show terá transmissão ao vivo direto do Armazém do Campo de Porto Alegre (Rua José do Patrocínio, 888 Cidade Baixa). Também poderá ser visto ao vivo no Armazém, com um público reduzido e todos os cuidados necessários devido à covid-19. 


Lançamento será em formato híbrido no Armazém do Campo de Porto Alegre / Divulgação

Em sua trajetória o Unamérica gravou pela gravadora ACIT dois LPs e um CD. O primeiro lançado em 1989, denominado de Unamérica, traz canções como América Morena, Gaúchos Doidos, Paz Pra Nicarágua, Rosa Amarela, dentre outras. O segundo, lançado em 1992, com o título de Unamericando, apresenta as músicas inéditas Andante, Antes da Lua, Mulungu e Por Um Canto Apenas e composições consagradas da música popular brasileira e latino-americana como Pra Lennon e Mc Cartney, Trem do Pantanal, Guantanamera e El Condor Pasa.  

Em 1998, foi lançado o CD Unamérica 15 Anos, com uma coletânea de seus melhores trabalhos. Em 2009 participou do CD Trovas da Pátria Grande, juntamente com músicos brasileiros, chilenos, uruguaios e cubanos.

Em junho de 2017, em parceria com Raul Ellwanger e Pedro Munhoz, lançou o CD Pássaro Poeta, com poemas musicados do cubano Antônio Guerrero. Este CD conta com a participação de músicos brasileiros como: Pedrinho Figueiredo, Loma Pereira, Demétrio Xavier, Clary Costa, Galbo e Victor Batista, além dos músicos cubanos Vicente Feliú e Maurício Figueral e dos argentinos Gabo Sequera e Paula Ferré. 

Ao longo destes 38 anos, o Unamérica marcou a história da música gaúcha. Nestas mais de três décadas vem desenvolvendo um trabalho musical identificado com a cultura popular e regional, tendo como proposta a difusão da música latino-americana. Busca unir com a música gaúcha aspectos culturais da latino-américa e do Brasil urbano e rural. Sempre defendeu a rica diversidade das culturas dos povos deste continente, considerados elementos de universalização e congregação. 

A transmissão do lançamento poderá ser acompanhada nas páginas do Brasil de Fato RS, Rede SoberaniaArmazém do Campo Porto Alegre, Grupo Unamérica, Mídia Sem Terra.


EP2 Canções para Tempos de Cólera já está nas plataformas / Divulgação

Confira nas principais plataformas

Spotify: https://open.spotify.com/album/5jDvab0LwIdRsw3ajxwatY

One Rpm: https://classic.onerpm.com/disco/album...

Amazon Music: https://music.amazon.com.br/albums/B09KRBQH9Y

Youtube Music: https://www.youtube.com/playlist...

Sound Cloud: https://soundcloud.com/grupounamerica

Edição: Katia Marko