Rio Grande do Sul

Cultura Aberta

Vila Flores promove festival com atividades gratuitas neste final de semana

O "V Simultaneidade: Comunidades Possíveis" acontece das 14h às 22h, com feira, rodas de conversa e apresentações

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Simultaneidade é a bienal do Vila Flores. A 5ª edição apresenta a temática "Comunidades Possíveis" e acontece neste sábado (4) e domingo (5) - Foto: Maiara Dallagnol

O Simultaneidade é a bienal do Vila Flores, sendo o evento que deu início ao centro cultural em 2013. Organizado de forma colaborativa, é sempre oferecido gratuitamente ao público, durante dois dias, buscando democratizar o acesso à arte e à cultura em Porto Alegre.

A 5ª edição do festival apresenta a temática "Comunidades Possíveis" e acontece neste sábado (4) e domingo (5), das 14h às 22h. Na programação estão sete exposições artísticas, rodas de conversa, visitas guiadas ao complexo arquitetônico Vila Flores, feira gastronômica e de expositores, exibição de documentário, performance em artes visuais, show musical e espetáculo teatral.

A programação completa esta aqui neste link. O acesso ao evento é gratuito, sem necessidade de reserva de ingressos. A entrada é mediante lotação da capacidade segura de uso dos espaços.

Espetáculos presenciais também disponibilizados no YouTube

No sábado (4), a artista Raquel Kubeo, participante da Residência Artística CORPO-CASA-CIDADE no Vila Flores, apresenta a obra “Nós (R)existimos”, pintura que retrata a importância das mulheres indígenas na continuidade dos povos originários e na vivência de seus costumes. Além disso, às 18h30, será realizada a performance “Respira!” sobre a sobrevivência e a transmutação da natureza em contexto urbano, com transmissão ao vivo.

Ainda no mesmo dia, às 19h, acontece a apresentação “ARMAZÉM CONVIDA: show com BnB, Dawmata e Suelen Mesmo + Armazém Sonoro”. O projeto reúne os músicos integrantes do coletivo e estúdio de produção musical Armazém Sonoro e músicos convidados da cena independente de Porto Alegre. Nesta segunda edição, o projeto apresenta DJs e beatmakers, com transmissão ao vivo.

Já no domingo tem espetáculo teatral “E agora, pra onde a gente vai?”, resultado da oficina de Montagem Cênica, ministrada pelo artista Diego Bittencourt no Vila Flores. A peça une movimento corporal, dança contemporânea e teatro. O espetáculo será disponibilizado na semana seguinte.

As apresentações poderão ser acessadas online através do Youtube. Estas atividades fazem parte da Programação Vila Flores 2021, projeto viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das instituições BRDE e Gedore, e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo - Governo Federal.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko