Rio Grande do Sul

Representatividade

Bancada negra de Porto Alegre ganha novas integrantes com posse de mandato coletivo do PSOL

O Nós Mandato Coletivo substitui o vereador Pedro Ruas que está em licença por motivos de saúde

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Avisamos que vamos ocupar este espaço cada vez mais e talvez a gente faça aqui um verdadeiro quilombo”, frisou parlamentar ao assumir mandato - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (6), aconteceu a posse do Nós Mandato Coletivo, do PSOL, através da vereadora Laís Camisolão, que oficialmente ocupa a vaga de Pedro Ruas que está de licença para tratamento de saúde. Formado por sete mulheres, sendo cinco negras, a posse, segundo o Coletivo, vem para dar volume à bancada negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Tamyres Filgueira, Adriana da Silva Cunha, Victória Miranda e Simone Flores assumem ao lado de Laís, além de Neiva Lazzarotto e Bernadete Menezes. A necessidade de representatividade na política foi reforçada no discurso de posse: “não nos querem neste espaço, a não ser para servir cafezinho e fazer a limpeza. Mas vamos resistir e ocupar cada vez mais este lugar da política. “Fico feliz em estar aqui com minhas companheiras de mandato, a maioria delas negras. Avisamos que vamos ocupar este espaço cada vez mais e talvez a gente faça aqui um verdadeiro quilombo”, afirmou Laís, durante a posse no plenário. O coletivo recebeu 1996 votos nas eleições realizadas em 2020.

Conforme suas integrantes, o mandato coletivo, assim como a Bancada do PSOL, está a serviço dos trabalhadores, dos negros, da população periférica, dos indígenas e dos LGBTQIAP+. A fala da posse foi encerrada com uma homenagem à Marielle Franco. “[Ela] foi brutalmente assassinada por milicianos fascistas que também têm representação aqui nesta Câmara”, salientou Laís, acompanhada das colegas Tamyres, Neiva e Victória.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko