Rio Grande do Sul

Manifesto

Levante Feminista lança nota de repúdio aos ataques à Bancada Negra da Câmara de Vereadores

"Basta de ameaças contra nossas vereadoras negras!" exige o Levante Feminista Contra o Feminicídio do RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Nós não as abandonaremos, Laura, Daiana e Karen", afirma nota do Levante Feminista Contra o Feminicídio do RS" - Foto: Lucas Leffa

A nota de repúdio do Levante Feminista Contra o Feminicídio do RS condena as ameaças às vereadoras de Porto Alegre Daiana Santos (PCdoB), Laura Sito (PT)  e Karen Santos (PSOL). "Elas estão sendo alvo de ameaças contra suas vidas, por serem mulheres, negras e fazerem de suas vidas instrumentos de luta democrática e popular", afirma.

Confiram a íntegra do documento:

Mensagens de cunho racista, misógino e lesbofóbico lançadas contra elas prometem matá-las. 

Dão continuidade à violência praticada contra essas representantes das mulheres de Porto Alegre, que dentro do Plenário da Câmara Municipal foram atacadas de forma covarde há pouco tempo. O conteúdo das agressões teve cunho racista e profundamente machista e misógino. 

Que providências foram tomadas? 

A omissão das autoridades tem sido uma tônica frente a esses casos. O caráter patriarcal e escravista do Estado brasileiro demonstra sua verdadeira face quando há o silencio frente a esses crimes contra a humanidade.  

Nós, da Campanha Levante Feminista Contra o Feminicídio reconhecemos a violência política entre as piores formas de violência de gênero, pois busca calar, silenciar as mulheres, retirá-las da vida política. Agora, esta violência ultrapassou todos os limites!

As ameaças contra as suas vidas são formas de tentativas de feminicídio, de caráter político, mobilizando-nos à solidariedade em seu favor e a refutar todas as formas de violência contra as mulheres.

Ao seu lado reafirmamos que “Nem Pense em Me Matar”, pois “Quem Mata Uma Mulher Mata a Humanidade”.

Que sejam tomadas todas as providências para sua segurança e sejam elucidadas as circunstâncias e autores dessas ameaças.

Nós não as abandonaremos, Laura, Daiana e Karen

Porto Alegre, 7 de dezembro de 2021
21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Levante Feminista Contra o Feminicídio do RS

Edição: Katia Marko