Literatura

Escritor José Falero é homenageado na 35ª Feira do Livro de São Leopoldo em Porto Alegre

O autor do livro “Os Supridores" estará presente na abertura oficial da Feira nesta quinta-feira (9) e no sábado (11)

Brasil de Fato | São Leopoldo |
Com "Os Supridores", José Falero foi finalista do 63º Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio AGES 2021 - Foto: Rafael Roso Berlezi

Cidadão periférico, trabalhador urbano de Porto Alegre e autor do livro “Os Supridores", José Carlos da Silva Júnior, conhecido como José Falero, foi o escritor escolhido para ser homenageado na 35ª Feira do Livro de São Leopoldo. Falero estará presente na abertura oficial da Feira, nesta quinta-feira (9), às 18h30, e na programação de sábado (11), num bate-papo com Mano Cascata, Aquilombaí e Islam ocupação, às 17h30.
 
Finalista do 63º Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio AGES 2021, “Os Supridores”  já vendeu mais de cinco mil cópias até o momento e traduções para idiomas estrangeiros. Contando a história de dois jovens, moradores da Lomba do Pinheiro, que trabalham em um supermercado na região central de Porto Alegre, o livro mostra a recusa à desumanização do trabalho assalariado.
 
"Fiquei muito feliz e emocionado com esta homenagem, além do reconhecimento que traz, me leva a entender como minhas palavras chegam nas pessoas. São muitas as importâncias que a Feira do Livro traz para a comunidade, porque dá reconhecimento a todos que participam das feiras, e também nos dá a oportunidade de reforçar ainda mais a importância que a cultura e a literatura têm, resistindo sobretudo neste momento onde que a cultura vem sendo atacada diariamente”, contou Falero sobre a emoção de ser homenageado. 

Falero também convidou a comunidade para participar da Feira: "Queria convidar em especial as pessoas da ‘quebrada’ para participar, e de maneira coletiva, que todos se sintam convidados e parte deste momento tão importante para a cultura.”
 
Aos 34 anos, José Falero, natural de Porto Alegre, também é autor do livro de contos “Vila Sapo” e do livro de crônicas “Mas em que mundo tu vive?”.

A 35ª Feira do Livro é organizada pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Relações Internacionais (Secult) e Serviço Social do Comércio de São Leopoldo (Sesc - São Leopoldo), com produção cultural da In-Vista, apoio do Sicredi, patrocínio das empresas Unique Rubber Technologies e Rossi Airguns e Airsoft e financiamento pelo Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais (Pró-cultura RS) do governo do estado.

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko