Rio Grande do Sul

Direitos Humanos

Movimento Brasileiro pela Liberdade de Expressão Artística tem lançamento no Bar Ocidente

Plataforma de combate à censura e autoritarismo nas artes terá evento inaugural nesta sexta-feira (10) em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O MOBILE é uma rede de entidades e coletivos que atuam na defesa e promoção da liberdade de expressão cultural no Brasil. - Foto: Ines Bonduki

O Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (MOBILE) terá seu lançamento nesta sexta-feira (10), a partir das 18h, no Bar Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960), em Porto Alegre, com entrada gratuita. A atividade acontece nesta data em função da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, contando com a participação de diversos nomes da cena artística.

O MOBILE se formou como uma rede de entidades e coletivos que atuam na defesa e promoção da liberdade de expressão cultural no Brasil. Segundo organizadores, a plataforma surge como uma reação ao quadro crescente de censura e autoritarismo contra o setor cultural brasileira nos últimos anos.

O lançamento desta sexta-feira contará com uma roda de conversa sobre a censura às artes no Brasil, com a presença de profissionais da cultura como o curador Gaudêncio Fidelis, os cineastas Jorge Furtado e Ana Azevedo, a artista visual Zoravia Bettiol; a cantora Valéria Barcellos, a educadora Esther Grossi e o Grupo Cerco de Teatro.

O ator e diretor Wagner Moura também participará com um depoimento online. Na ocasião, o rapper Rafuagi, fundador do Museu do Hip-Hop, lançará seu livro sobre Hip Hop, juventude de periferia e direitos humanos.

O movimento é uma iniciativa das organizações Artigo 19, 342 Artes, Centro de análise da liberdade e do autoritarismo (LAUT), Rede Liberdade, Movimento Artigo Quinto e Mídia NINJA, com apoio da Samambaia Filantropia. O bar Ocidente e o Nonada Jornalismo participam como co-organizadores do lançamento em Porto Alegre.

Segundo Denise Dora, advogada e diretora do Artigo 19, os casos de censura constatados pelo mapeamento indicam que o cerceamento à liberdade artística no país é um fenômeno organizado e estruturado, uma vez que as violações não são pontuais e desconexas entre si.

"É uma ação sistemática desenvolvida contra a liberdade de expressão artística e os direitos culturais no Brasil, que tem gerado censura e padrões de violações de direitos humanos a alvos preferenciais como os artistas e grupos culturais negros, indígenas, LGBTQIA+ e de mulheres", explica.

Monitoramento de censura e denúncias

Através da rede de entidades e coletivos, o MOBILE visibiliza e denuncia os casos de censura em órgãos internacionais de direitos humanos e liberdade de expressão. Entre as ações desenvolvidas pela plataforma estão o monitoramento das violações à liberdade artística e cultural no país, a criação de um registro público que dê visibilidade a essas violações e a criação de materiais de referência para pesquisa e advocacia na área.

Qualquer trabalhador da cultura pode enviar denúncias relativas a censura e violações de direitos humanos ao movimento. As denúncias integram o Mapa da Censura, que pode ser visualizado no site do movimento. Para enviar um relato, acesse este link.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

Edição: Marcelo Ferreira