Pernambuco

AGRICULTURA FAMILIAR

Estação de piscicultura beneficia famílias assentadas e preserva rio em Pernambuco

A iniciativa conta com o apoio do poder público para recuperar a nascente, mata ciliar e margens do Rio Tracunhaém

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Os agricultores familiares do Assentamento Boa Vista, em Bom Jardim, devem atuar no projeto para a produção agrícola e o reflorestamento de área degradada - Lucila Bezerra/ Brasil de Fato PE

Em meio à uma paisagem do agreste setentrional pernambucano, no município de Bom Jardim, foi inaugurado um projeto que alia uma estação de piscicultura à produção agrícola e ao reflorestamento das matas ciliares do Rio Tracunhaém com o objetivo de recuperar uma área que havia sofrido degradação ambiental. O projeto que alia produção e sustentabilidade foi idealizado pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) com o apoio do Governo de Pernambuco, da Prefeitura de Bom Jardim e da Cooperativa Central de Agricultores de Assentamentos. (Coopasme), o que deve beneficiar diretamente 20 famílias agricultoras do assentamento Boa Vista, localizado no município.

Além dos viveiros para a criação cerca de 20.000 peixes que já foram implementados, a região também será utilizada para a recuperação de nascentes e da mata ciliar do Rio Tracunhaém, bem como geração de renda para 20 famílias agricultoras do assentamento Boa Vista. Ademais, será realizada a criação de animais e o plantio de cerca de 60.000 mudas de espécies nativas e frutíferas; entre elas estarão flores tropicais, limão, banana, caju e café orgânico.

Uma das beneficiadas é a família da assentada Maria Aparecida da Silva, que vive com seus 6 filhos e produz feijão, milho, limão, entre outros produtos há cerca de 20 anos. “Eu achei ótimo, porque a gente vivia só trabalhando a partir de recursos próprios, aí hoje veio este presente e alegrou muito a gente. Principalmente nós que já somos mais avançados e para o futuro que é as crianças da gente.”, celebrou.

Além das famílias agricultoras, o projeto visa beneficiar indiretamente todo o estado. “A população vizinha também será beneficiada tanto com a preservação do Rio, que eles se beneficiam com a água, como com a pesca que vai acontecer no Rio. Nós vamos fazer um trabalho de repovoamento do rio com as espécies nativas para que a população continue pescando e criar um processo de embelezamento, que pode atrair o turismo rural. Então, esse projeto de maneira direta atende 20 famílias, mas indiretamente todo o estado uma vez que parte dos peixes serão doados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também para a Campanha Mãos Solidárias, além de um espaço voltado para o Roçado Solidário”, aponta José Cláudio da Silva, presidente da Cooperativa Central de Agricultores de Assentamentos.

Um dos principais pontos do projeto é que todas as suas diretrizes sejam feitas a partir da agroecologia, o que alia a produtividade, convivência e preservação do meio ambiente. “É um projeto que tem inclusão produtiva, preservação ambiental, mas – sobretudo – também trazer inovações do ponto de vista produtivo. E o que é inovação no entender do MST?  É você harmonizar o processo produtivo com a preservação dos recursos naturais. Porque a gente precisa deixar para as próximas gerações um mundo melhor não apenas em fotografias, mas em matas, o rio correndo e com produção.” José Cláudio da Silva, presidente da Coopasme.

Outra iniciativa é a da criação de uma horta medicinal para utilização em tratamentos fitoterápicos, que está sendo acompanhada pelos Agentes Populares de Saúde do Campo. “A gente cuida dos nossos assentados e acampados da reforma agrária através dos fitoterápicos e esta é a importância da gente plantar, cultivar e também se cuidar”, ressalta Rose Freitas, que é assentada, agente popular de saúde do campo e dirigente do Setor Estadual de Saúde do Campo do MST.


A iniciativa conta com o apoio do Governo de Pernambuco para o plantio de 60.000 mudas na região que pode ser tornar um importante ponto de turismo rural / Lucila Bezerra/ Brasil de Fato PE

A inauguração contou com a presença do Prefeito de Belo Jardim, Janjão (PL); o presidente da Coopasme, André Anderson da Silva; o deputado federal Danilo Cabral (PSB); os deputados estaduais, diversos vereadores do município e da comitiva do governador Paulo Câmara e os assentados do MST. Em discurso, o governador ressaltou a importância da iniciativa na região. “É importante para mim como governador apoiar ações como esta, no que for preciso, em todo o estado de Pernambuco. É fazer como está sendo feito aqui: com muito diálogo, com muita unidade, mas -especialmente- com muito espírito público de ajudar as pessoas. É disto que o Brasil está precisando e é para isto que Pernambuco conta com vocês”, pontuou.

Durante a inauguração, o presidente da Associação do Assentamento Boa Vista, entregou um ofício ao governador pedindo a perfuração de um poço com sistema de irrigação, um viveiro para 30.000 mudas que irão arborizar o local e ração e alevino para os viveiros dos peixes para dar seguimento às próximas fases do projeto, o qual foi assinado pelo governador Paulo Câmara.
 

Edição: Vanessa Gonzaga