Paraná

Música

Banda Partigianos lança clipe em homenagem aos movimentos que lutam pela reforma agrária

Vídeo traz ícones da luta pela terra no Brasil, como os povos originários, povos retirantes e o campesinato

via Porém.net |
Animação é feita pelo premiado cartunista Leandro Franco - Divulgação

A banda curitibana Partigianos lançou, na sexta-feira (10), o clipe/animação da música “En la Plaza de Mi Pueblo”, inspirada na Guerra Civil Espanhola da música folclórica flamenca “En El Café de Chinitas”.

O vídeo e a música são uma homenagem aos movimentos que lutam pela reforma agrária e por uma justa divisão de terras no Brasil. A música faz parte do álbum “Frente de Batalha”, lançado pela Neves Records em 2019.

A versão da Partigianos traz uma fala de João Pedro Stedile, liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sobre a importância do movimento de luta para o trabalhador do campo. “O mais importante que nós construímos nos 25 anos, é o que o pobre, quando entra no MST, deixa de caminhar de cabeça baixa”, diz a citação.

O clipe também conta com a frase “Voltaremos mais fortes e preparados”, do movimento Liga dos Camponeses Pobres (LCP), deixada em uma faixa quando 200 famílias abandonaram o assentamento, de maneira furtiva, cercados pela guarda nacional e Polícia Militar de Rondônia.

A animação é feita pelo premiado cartunista Leandro Franco, que já trabalhou em clipes de animação de artistas como Supla, Autoramas, Nervochaos, entre outros. O vídeo traz ícones que personalizam a luta pela terra no Brasil, como os povos originários, os povos retirantes e o campesinato.

Partigianos

Formada por músicos de várias vertentes do cenário curitibano, a banda tem como foco o resgate de hinos de resistência e revolucionários, propondo uma diferente abordagem em suas execuções.

“O Partigiano é um combatente armado que não pertence a um exército regular, mas sim a um movimento de resistência que se organiza em grupos para fazer frente a um ou mais exércitos regulares engajando uma guerra assimétrica”, explicam os integrantes.

A banda é formada por: Dora (vocal)  Vlad (violão e vocal), André (bateria), David (guitarra), Pepeu (baixo), Beta (violino) e Gustavo (acordeon).

Edição: Lia Bianchini