Paraná

Cinema

Documentário discute cultura cinematográfica e cineclubes de Londrina (PR)

“O que ainda existe em nós” terá estreia presencial nos dias 16 e 17 de dezembro

Curitiba (PR) |
Os cinemas e cineclubes da cidade ganharam vida através de relatos e histórias. - Divulgação

Nesta quinta (16) e sexta (17), acontece a estreia presencial do documentário “O que ainda existe em nós”, realizado por pessoas que moram em Londrina (PR) e vivenciam a cultura local. A exibição será às 19h, no Canto do Marl - Vila Cultural do Movimento de Artistas de Rua de Londrina.

O filme levanta o debate sobre cinema, acesso a filmes, cultura cinematográfica e a prática cineclubista londrinense, tendo como ponto de partida o depoimento de pessoas que são referência do movimento cineclubista local. Os cinemas e os cineclubes da cidade ganharam vida através de relatos e histórias.

“O que ainda existe em nós” é um desdobramento da pesquisa de mestrado do cineclubista Fagner Bruno de Souza, por meio do programa de Cinema e Audiovisual, pelo PPGCINE, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A produção aconteceu durante a pandemia, com diversas limitações. Algumas entrevistas foram realizadas por videoconferência.

Outros impactos da pandemia na vida cultural também são mostrados no filme, como o fechamento do Cine Com-Tour, cinema mantido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) até agosto de 2020. Ou, em outro canto da cidade, a abertura de um cinema montado no estacionamento de um shopping para exibição de filmes no estilo drive-in, como uma maneira de driblar as restrições pandêmicas.

Além da estreia presencial, está prevista ainda a realização de uma estreia virtual, no dia 19 de dezembro, às 19h30, com exibição pelo canal do YouTube do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina.

A realização do documentário conta com patrocínio do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina, por meio da Prefeitura de Londrina, e da Ancine – Agência Nacional do Cinema.

Edição: Lia Bianchini