Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Hospitalizações em UTIs seguem em queda no estado, número de óbitos está estável 

O RS tem registrado até o momento 1.499.462 contaminadas com o novo coronavírus 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
RS segue como o quarto estado em relação a infectados e o quinto em vítimas fatais - Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O número de pacientes com covid-19 hospitalizados em UTIs em todo o Rio Grande do Sul segue a tendência de queda das duas últimas semanas. Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que 220 pessoas encontram-se em leito de terapia intensiva nos hospitais gaúchos. Na sexta da semana passada eram 255 pacientes, enquanto na anterior eram 392.

Desde o dia 20 de junho de 2020 o estado não tinha um quadro como este. Após passar por setembro, outubro e início de novembro com menos de 500 e mais de 400 internados, o número baixou de 300 no último sábado (4).

A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto em todo o território gaúcho marca 56,2% nesta sexta-feira. Dos 2.409 leitos de UTI do SUS disponíveis em hospitais gaúchos, 1.232 estão ocupados, o que significa 51,1% de ocupação. Já em hospitais privados, dos 791 leitos de UTI, 567 estão sob uso, com taxa de ocupação em 71,7%.

Óbitos e casos confirmados 

O Rio Grande do Sul alcançou a marca de 36.349 vítimas fatais desde o início da pandemia, após a SES confirmar 12 novos óbitos nesta sexta-feira.

Devido a um ataque cibernético aos sistemas do @minsaude os dados do painel de casos e óbitos covid-19 da SES dos dias 11, 12 e 13, ficaram fora do ar, impossibilitando o registro de vítimas fatais e novos casos. 

Nos últimos quatro dias, foram registradas 77 mortes por data de inclusão. A média móvel de mortes ficou em 19 óbitos diários nos últimos quatro dias. Na semana passada, a média estava em 14.

A SES informou 223 novos casos de covid-19 nesta sexta-feira. Com isso o estado totaliza 1.499.462 pessoas com contaminação confirmada desde o início da pandemia.

No decorrer da semana foram registrados 1.022 novos casos. Até as 16h desta quarta (15) foram identificados 7 casos da variante Ômicron no Rio Grande do Sul. Porto Alegre confirmou mais 3 casos nesta quinta. No total, são 6 casos na capital gaúcha. Primeiro caso no RS foi registrado no município de Santa Cruz do Sul. Todos os casos leves.

O Rio Grande do Sul segue como o quarto estado brasileiro com mais casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia. Com relação ao número de óbitos, ocupa a quinta posição. O país acumula 22.204.941 casos confirmados da doença e 617.395 vítimas fatais, conforme dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) atualizados nesta sexta-feira.

Semana sem Aviso ou Alerta

Pela terceira semana consecutiva, o governo do estado não emitiu Avisos nem Alertas para as 21 regiões Covid-19 dentro do Sistema 3As de Monitoramento da pandemia. A informação foi divulgada após reunião do Gabinete de Crise, coordenada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.

Vacinação 

Devido ao ataque cibernético o registro sobre a vacinação no estado ainda não pode ser atualizado. 

No país, de acordo com o Our World In Data, o número de pessoas totalmente vacinadas é de mais de 141 milhões, representando 66,4% da população. 

Em escala global, 46,6% da população está com o quadro vacinal completo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko