Rio Grande do Sul

Natal Sem Fome

MST irá distribuir 50 toneladas de alimentos neste final do ano

Os Sem Terra já doaram mais de 5 mil toneladas de alimentos e 1 milhão de marmitas em periferias urbanas e rurais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Famílias gaúchas arrecadaram 30 toneladas de alimentos que serão distribuídos para 38 cozinhas comunitárias e 30 associações e instituições da periferia de Porto Alegre, Canoas e Gravataí - Foto: Divulgação MST RS

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) dá continuidade às ações de solidariedade que ajudaram e ajudam a amenizar a fome de milhares de pessoas em todo o Brasil. Desde o ano passado, os Sem Terra já doaram mais de 5 mil toneladas de alimentos e 1 milhão de marmitas em periferias urbanas e rurais no país.

No Rio Grande do Sul, as doações para o Natal iniciam neste sábado (18). Na Região Metropolitana de Porto Alegre as famílias assentadas da Reforma Agrária arrecadaram aproximadamente 30 toneladas de alimentos que serão distribuídos para 38 cozinhas comunitárias e 30 associações e instituições da periferia de Porto Alegre, Canoas e Gravataí. 

Neste domingo (19), o movimento, em conjunto com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional RS (Consea), a União de Vilas da Grande Cruzeiro e o Comitê de Combate à Fome da Lomba do Pinheiro, realizará a entrega desses alimentos em três pontos de Porto Alegre.


O desafio colocado para os movimentos sociais e toda a militância é contribuir com as pessoas nesse Natal / Divulgação

A atividade iniciará em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), às 15h, onde algumas cozinhas e associações serão contempladas com as doações. O segundo momento será, entre as 16h e 17h, em duas cozinhas comunitárias da Lomba do Pinheiro, que concentrarão os alimentos, e distribuirão para as demais cozinhas e associações. Em cada local é esperada a participação de cerca de 100 pessoas, onde cada uma irá receber um kit com arroz orgânico, carne bovina e frango. 

O dirigente do MST no Rio Grande do Sul, Gerônimo da Silva, afirma que “a fome é um problema coletivo, temos que tomar uma posição e de fato fazer um Natal Sem Fome. Esse é o desafio que está colocado para os movimentos sociais e toda a militância: contribuir com as pessoas nesse Natal”.

Famílias assentadas de Passo Fundo, Caxias do Sul, Missões, Pontão, Pelotas, Canguçú, Piratini, Herval e Santana do Livramento também programaram ações de solidariedade para esse Natal. Aqui no estado o MST já doou 540 toneladas de alimentos desde o início da pandemia. O intuito dos assentados é seguir com essa campanha de solidariedade. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko