Rio Grande do Sul

FSMJD

Porto Alegre será sede do Fórum Social Mundial sobre Justiça e Democracia em janeiro de 2022

Mesa de abertura do Fórum já tem confirmadas as presenças do ex-presidente Lula e de Marinete da Silva, mãe de Marielle

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia já congrega mais de 160 entidades participantes - Divulgação

A capital gaúcha sediará entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2022, o Fórum Social Mundial sobre Justiça e Democracia (FSMJD). O Fórum, que acontecerá presencialmente, será um espaço de resistência frente aos constantes ataques ao Estado Democrático de Direito que assolam o Brasil, a América Latina, e outras partes do mundo.

O Fórum se organizará em torno de quatro grandes eixos: 1) Democracia e as Forças Sociais; 2) Direitos de grupos Vulnerabilizados; 3) Comunicação e Tecnologias e 4) Cultura.

O evento terá a participação de especialistas sobre os assuntos. Entre os convidados confirmados estão o professor Boaventura de Sousa Santos, o juiz criminal Rubens Casara, a ativista feminista francesa Jules Falquet, o pastor Henrique Vieira e o ativista membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos.

Lula estará na abertura

A mesa de abertura do Fórum já tem as presenças confirmadas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Marinete da Silva, mãe de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada no Rio de Janeiro no dia 14 de março de 2018, entre outros convidados e convidadas. O FSMJD também se insere entre as atividades preparatórias para o Fórum Social Mundial 2022, que será realizado no México no início do próximo ano. 

O evento em Porto Alegre não se limitará a um espaço de debates e pretende ter também um caráter propositivo, explica a promotora Alessandra Queiroga, do Ministério Público do Distrito Federal e integrante do Coletivo Transforma MP. Em entrevista ao Sul21, Alessandra Queiroga falou sobre como nasceu a ideia de realizar um Fórum Social Mundial sobre Justiça e Democracia, aponta alguns dos principais problemas que afetam o sistema de Justiça hoje e ameaçam a democracia.

“Não é para ser apenas um encontro para troca de informação. Queremos fazer um grande encontro onde as pessoas que estão dentro do sistema de Justiça e as pessoas que são vítimas desse sistema possam se unir e constituir uma rede mais próxima, nos ajudando mutuamente e propondo mudanças para o sistema como um todo”, assinala a promotora.

O FSMJD já congrega mais de 160 entidades participantes, entre as quais estão: Transforma MP, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABDJ), Associação de Advogadas e Advogados Públicos pela Democracia, Associação Juízes para a Democracia (AJD), Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e Movimento Policiais Antifascismo.

Os interessados em participar do evento já podem se inscrever através do site www.fsmjd.org. As inscrições, que possuem uma taxa de 20,00, dão acesso tanto às atividades (presenciais e remotas) organizadas pela comissão do FSMJD, como nas atividades geridas pelos coletivos e movimentos sociais. 

As inscrições para atividades autogestionadas do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia encerram no próximo dia 31 de dezembro. Entidades interessadas em participar podem preencher formulário no site www.fsmjd.org. O valor é de R$100,00.

Além disso, os inscritos também poderão participar das atividades do Fórum Mundial das Resistências, que acontece no mesmo período.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko