Rio Grande do Sul

Movimentos populares

Porto Alegre terá Fórum Social das Resistências em janeiro de 2022

Em formato híbrido, a abertura será com a tradicional marcha, no dia 26 de janeiro, a partir das 15h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Encerramento da Assembleia dos Povos no Fórum Social das Resistências em janeiro de 2020 - Divulgação

O Fórum Social das Resistências 2022 que terá início no dia 26 de janeiro será a primeira atividade do ano dos movimentos populares em defesa da democracia e de suas pautas especificas. 

Em formato híbrido, a abertura será com a tradicional marcha, a partir das 15h, que terá como eixo principal o Fora Bolsonaro. A concentração será no Largo Glênio Peres, com encerramento no Largo Zumbi dos Palmares onde às 20h terá apresentações culturais. A informação é de um dos coordenadores, o representante da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais ( Abong), Mauri Cruz.

Segundo Cruz, cerca de 140 movimentos populares e entidades da sociedade civil estão participando da organização do evento que contará com 14 assembleias das convergências. Disse ainda que diversas lideranças participarão dos debates como Guilherme Boulos, da coordenação nacional do MTST, a mãe da vereadora assassinada Marielle Franco, Marinete Silva, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, e o presidente do Consea RS, Juliano Ferreira de Sá.

Cada um deles falando nas assembleias de convergência correspondentes aos seus assuntos: direito a moradia, saúde, liberdade religiosa, assassinatos de jovens pelas autoridades, o combate a fome, etc.

Cruz ressalta que este ano se comemoram os 20 anos do Fórum Social Mundial de Porto Alegre que iniciou em 2001. “Nosso objetivo não é apenas a eleição deste ano, mas a nossa estratégia para os próximos 20 anos”, disse ele.

O Fórum Social das Resistências iniciou em 2017, em Porto Alegre, e se insere dentro dos processos do FSM. Tem como objetivo criar um espaço de articulação, divulgação e ampliação de todas as formas de resistências criadas pelos movimentos culturais, ambientais, políticos e sociais no Brasil e na América Latina.

Assembleias de Convergências

Ele se dá através da realização de Assembleias de Convergências Autogestionadas, realizadas por várias organizações e movimentos populares. Estas Assembleias de Convergências, amplas e abertas a participação de todas as pessoas interessadas, discutem as causas das crises, apresentam propostas e organizam iniciativas.

Para este ano estão sendo preparadas 14 Assembleias de Convergências sobre os mais variados temas e envolvendo a maioria dos segmentos sociais. As propostas de cada Assembleia de Convergência serão apresentadas na Assembleia das Assembleias onde serão identificados pontos de consensos, prioridades coletivas e a construção de uma Agenda Comum de Lutas para o próximo período. As propostas construídas no FSResistências2022 serão apresentadas no FSM 2022 que será realizado no mês de maio na Cidade do México.

Cruz informou ainda que o evento terá a participação de pessoas de diferentes nacionalidades. “Teremos participantes da Venezuela, do Canadá, de Cuba, do Chile, do México, da Tunísia, do Marrocos, de vários países do planeta com o objetivo de construir o novo mundo possível”, conclui ele, alertando que as inscrições para as organizações continuam abertas até o dia 9 de janeiro.


Fórum Social das Resistências comemora vitória do povo chileno / Divulgação


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko