Rio Grande do Sul

Sindicalismo

DIEESE: 66 anos a serviço dos trabalhadores brasileiros

O Dieese esta presente na história da luta sindical desde o inicio da segunda metade do século XX

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A 66 anos o DIEESE pesquisa o custo da cesta básica dos trabalhadores - Tânia Rego/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (22) foram comemorados os 66 anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) a serviço das entidades sindicais do país. O DIEESE produz pesquisas econômicas e sociais e assessora os sindicatos dos trabalhadores nas negociações coletivas, além de propiciar diversos cursos de formação para as lideranças sindicais. A informação é do site do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) em entrevista do coordenador Regional do Dieese, Fausto Augusto Júnior.

Segundo Fausto, a instituição desenvolve atualmente serviços em 17 estados, atendendo diversas entidades sindicais. Ele lembra que o compromisso do Dieese com a classe trabalhadora está presente na história sindical brasileira desde o início da segunda metade do século XX.

“Naquele ano de 1955, comemorava-se uma década do fim da Segunda Guerra Mundial, evento que mudou a história da humanidade. É difícil estabelecer marcos definitivos na história, porém os anos de 2020 e 2021 têm potencial para tanto. Desde a Segunda Guerra Mundial, nada tinha mudado tanto o cotidiano das pessoas ao redor do mundo como fez a pandemia da covid-19. No que se refere ao DIEESE, temos a certeza de que só conseguimos superar todas as adversidades deste período porque as enfrentamos coletivamente, dirigentes sindicais e trabalhadores do DIEESE”, destaca.

O dirigente é enfático e esperançoso no tocante ao futuro: “Não temos como afirmar que a pandemia foi superada, muito menos que voltaremos àquele normal de antes de 2020, mas sobrevivemos e, no enfrentamento das adversidades, aprendemos a cumprir de um modo novo aquilo que nos foi delegado pelo movimento sindical brasileiro. Se 2020 foi um ano difícil, 2021 foi mais e 2022 não será nada fácil. Porém, há diferenças importantes nesses anos relativos ao primeiro mandato da atual gestão. O ano de 2020 foi um ano de aprendizado e adaptação; o de 2021, de resistência; e o ano de 2022 será de luta e esperança”, concluiu.

Para a coordenadora regional do DIEESE, Silvana Piroli, a entidade desempenha um papel importante para balizar as lutas dos trabalhadores. “Precisamos reconhecer todo o suporte e apoio prestado. Os dados obtidos por meio do departamento são fundamentais para conhecermos a realidade econômica e pleitearmos melhores condições aos trabalhadores”.

* Com informações do site do Sindiserv

 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko