Rio Grande do Sul

Literatura

Rafa Rafuagi lança o livro Teoria Prática, a história das juventudes na engenharia social

Lançada no último dia 10 de dezembro, a obra tem prefácio de Boaventura de Sousa Santos e posfácio do rapper Emicida

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Este livro provoca a reflexão acerca da necessidade de um Plano de Década para as periferias e favelas sul americanas" - Foto: Tiago Trindade

No último dia 10 dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o ativista social e MC da cultura Hip Hop Rafa Rafuagi lançou seu primeiro Livro, intitulado “Teoria Prática, a história das juventudes na engenharia social". Obra tem prefácio do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, e posfácio do rapper Emicida. E traz comentários de Raull Santiago do Coletivo Papo Reto do RJ, Max Maciel do Ruas do DF, Alex Barcellos da Agência Solano Trindade de SP e Junior Torres da Cufa RS, ambos amigos de longa data de Rafuagi.

“Este livro provoca a reflexão acerca da necessidade de um Plano de Década para as periferias e favelas sul americanas, através do protagonismo juvenil continental. Buscamos fazer desta obra educacional um Best Seller das periferias brasileiras, criando pontos de leitura e literatura nas comunidades brasileiras, com distribuição gratuita do livro em projetos sociais”, destaca Rafuagi.

Produzido pela editora Criação Humana, com apoio do Funproarte de Esteio-RS, a obra conta como Rafa Rafuagi articulou redes em mais de 300 cidades espalhadas pelo mundo, com projetos em 10 países, e conquistou em seu portfólio parceiros do primeiro ao terceiro setor, como Organização Internacional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, ONU Mulheres e Unesco, dentre outros. 


Obra foi lançada no dia 10 de dezembro / Foto: Divulgação

Sobre Rafa Rafuagi 

Rafa Rafuagi, jovem negro de 33 anos de idade, nascido no dia 13 de setembro de 1988 em Porto Alegre/RS. Morador de Esteio/RS, completou em 2021, 19 anos de atuação artística e social em âmbito nacional e internacional. É MC (mestre de cerimônias) do grupo de rap Rafuagi, premiado nome da Cultura Hip Hop do Brasil, reconhecido internacionalmente em países do continente americano e europeu, através dos Festivais Hip Hop Al Parque na Colômbia e Paris Hip Hop na França, onde é parceiro desde 2014, atualmente uma das principais referências da Cultura Hip Hop nacional em atividade, registrando mais de 1.000 shows em 300 cidades. 

Com 265 prêmios na carreira, destacam-se o Prêmio Hutúz 2006/2009, da Cufa; Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2013 na categoria Garantia dos Direitos da Juventude, promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil; Medalha Zumbi dos Palmares 2017, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e Prêmio Destaque Bom Exemplo na Educação 2021 do Grupo Sinos. 

Membro do Comitê Gaúcho Impulsor do HeForShe (Eles Por Elas) da ONU Mulheres, atuou como Consultor de Articulação Social e Mobilização Comunitária do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Programa de Oportunidades e Direitos (POD). É fundador e atual coordenador de Autogestão e Sustentabilidade da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, gestora do projeto da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, equipamento que se configura como a maior casa independente da América Latina e primeira do Estado do Rio Grande do Sul, atendendo 4000 jovens anualmente. 

É também fundador do projeto Museu da Cultura Hip Hop RS, o primeiro da América Latina, a ser inaugurado em Porto Alegre no dia 14 de maio de 2022. É fundador e educador popular da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) Vozes da Periferia. Criador do projeto Partiu Aula nas escolas gaúchas, ganhou selo de parceiro da Organização Internacional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul. Atuou como educador social de comunicação comunitária no projeto Guardiões da Água do Semae, da Prefeitura Municipal de São Leopoldo/RS. 

Formado no curso de Epistemologias do Sul pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal em 2018, desde 2012 é técnico em Publicidade e Propaganda pelo Colégio Cristo Redentor em Canoas/RS e, atualmente, é acadêmico de Direito na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. 

É idealizador do projeto de lei que institui a Semana Hip Hop em sete municípios do estado do Rio Grande do Sul (Esteio, Canoas, Pelotas, Cidreira, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Montenegro) como eventos oficiais no período de 2011, 2012 e 2013. 

Foi o delegado mais jovem e único representante da Cultura Hip Hop na delegação gaúcha presente na III Conferência Nacional de Cultura, realizada em 2013 na cidade de Brasília/DF. 

Também foi delegado gaúcho na Conferência Nacional da Igualdade Racial realizada em 2017 na mesma cidade. Elaborou e desenvolveu os projetos Observatório Comunitário de Editais e Incubadora Social, na Casa da Juventude nos bairros Guajuviras e Mathias Velho, ambos no Território de Paz do Pronasci em Canoas/RS, atendendo mais de 800 jovens da Região Metropolitana de Porto Alegre. 

É militante do movimento negro nacional, por meio das ações do grupo Rafuagi e do grupo Unir Raças, do qual sua mãe, Maria Odete Diogo dos Santos, é fundadora e está como presidenta. Entre parcerias musicais, destacam-se nomes como Emicida, Rashid, Daniel Drexler, MV Bill, RAPadura Xique Chico, Rappin Hood, Lica Tito, Nitro Di, SNJ, Vitin Onze:20, a atriz Denise Fraga e o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, entre muitos outros, já tendo dividido palco com Wu Tang Clan, Mos Def, Gavlynn, Afu-Ra, DJ Premier, Caetano Veloso, Jorge Drexler, dentre outros.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Katia Marko