Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Rio Grande do Sul registra queda no número de novos casos e de óbitos no estado 

Hospitalizações em UTIs seguem em queda, 180 pessoas encontram-se em leito de terapia intensiva

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Porto Alegre confirma transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus - AFP

O Rio Grande do Sul alcançou a marca de 36.399 vítimas fatais desde o início da pandemia, após a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmar nove novos óbitos nesta quinta-feira (23). Nos últimos seis dias, foram registradas 50 mortes por data de inclusão. A média móvel de mortes ficou em oito óbitos diários nos últimos seis dias. Na semana passada, a média estava em 19.

Além da redução do número de vítimas fatais o estado registrou também uma diminuição do número de casos. De acordo com a SES, foram registrados 71 novos casos de covid-19 nesta quinta-feira. Com isso o estado totaliza 1.500.136 pessoas com contaminação confirmada desde o início da pandemia.

No decorrer da semana foram registrados 690 novos casos. Até as 16h desta quinta (23) foram identificados 20 casos da variante Ômicron no Rio Grande do Sul. Em todos os casos verificados até agora as pessoas apresentaram sintomas leves e não precisaram de hospitalização. Eles aconteceram em residentes ou visitantes de Porto Alegre (15 casos), Canoas (quatro casos) e Santa Cruz do Sul. 

Secretaria Municipal de Saude (SMS) de Porto Alegre comunicou nesta quinta transmissão comunitária da Variante de Preocupação Ômicron do coronavírus.

Conforme destaca a SES, a nova linhagem do coronavírus é apontada como a responsável pelo súbito aumento de casos em países da Europa e na África do Sul. A pasta frisa a importância da necessidade de reforço das recomendações de prevenção: vacinação, uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento interpessoal.

O Rio Grande do Sul segue como o quarto estado brasileiro com mais casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia. Com relação ao número de óbitos, ocupa a quinta posição. O país acumula 22.226.573 casos confirmados da doença e 618.228 vítimas fatais, conforme dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) atualizados nesta quinta-feira.

Em virtude dos feriados de Natal e Ano Novo os dados em relação a covid-19, referente aos dias 25 e 26 serão atualizados no dia 27, e dos dias 1º e 2 de janeiro, no dia 03. 

Hospitalizações seguem em queda

O número de pacientes com covid-19 hospitalizados em UTIs em todo o Rio Grande do Sul segue a tendência de queda das duas últimas semanas. Nesta quinta-feira, a SES informou que 180 pessoas encontram-se em leito de terapia intensiva nos hospitais gaúchos. Na sexta da semana passada eram 218 pacientes, enquanto na anterior eram 259.

Desde o dia 20 de junho de 2020 o estado não tinha um quadro como este. Após passar por setembro, outubro e início de novembro com menos de 500 e mais de 400 internados, o número baixou de 300 no último sábado (4).

A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto em todo o território gaúcho marca 54,6% nesta quinta. Dos 2.409 leitos de UTI do SUS disponíveis em hospitais gaúchos, 1.217 estão ocupados, o que significa 50,5% de ocupação. Já em hospitais privados, dos 791 leitos de UTI, 531 estão sob uso, com taxa de ocupação em 67,1%.

Semana sem Aviso ou Alerta

Pela quarta semana consecutiva, o governo do estado não emitiu Avisos nem Alertas para as 21 regiões Covid-19 dentro do Sistema 3As de Monitoramento da pandemia. A informação foi divulgada após reunião do Gabinete de Crise, coordenada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.

Vacinação 

Conforme informa a SES, até o dia 9 de dezembro, o Rio Grande do Sul registrou mais de 18 milhões de doses da vacina contra a covid-19 aplicadas. Cerca de 81% da população total do estado fez, ao menos, uma dose. Isso representa quase 9 milhões de pessoas, enquanto 70%, ou 7,7 milhões de gaúchos, completaram o esquema primário. A dose de reforço já foi aplicada em aproximadamente 1,4 milhão de pessoas.

A pasta explica que não houve novas atualizações nos dados após 9/12 em virtude de uma manutenção do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Desde lá, a orientação aos municípios é de continuidade da campanha de vacinação, mantendo em paralelo os registros das doses aplicadas (sistemas próprios ou fichas manuais ou digitais) para posterior registro no sistema nacional tão logo esteja reestabelecido.

No país, de acordo com o Our World In Data, o número de pessoas totalmente vacinadas é de mais de 142 milhões, representando 67% da população. 

Em escala global, 48,3% da população está com o quadro vacinal completo.

Estudo destaca redução de 87% no risco de óbitos por covid-19 em pessoas com vacinação completa

Nesta quinta-feira (23), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) divulgou uma avaliação da efetividade da vacinação contra a covid-19 no Rio Grande do Sul. Os dados apontam que o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) reduziu em 87% o risco de morte pelo coronavírus nas pessoas com 20 anos ou mais entre agosto e novembro. Entre os idosos, a vacinação de reforço, por sua vez, foi capaz de diminuir em 95% a incidência de óbito no período.

Conforme explica a SES, para o estudo, foi calculado o número de pessoas que se encontravam sem nenhuma dose da vacina, com esquema incompleto (apenas uma dose), com esquema completo (duas doses ou dose única) e com dose de reforço no período entre 1/8 e 27/11/21. Esses dados foram cruzados com os registros de casos de hospitalizações e óbitos por covid-19. “Por meio da comparação desses registros entre os grupos vacinados e o grupo dos não vacinados, foi possível estimar a efetividade da vacinação”, frisa a pasta.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko