Rio Grande do Sul

Saúde e Economia

Deputada estadual vai protocolar projeto para proibir exportação de gado vivo no RS

Diversas figuras políticas criticam a prática, destacando a prejuízos econômicos e riscos para a saúde

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nas últimas semanas, se intensificou uma campanha contra a exportação de gado vivo, que voltou a ser praticada no estado - Reprodução

A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) informa que irá protocolar um projeto de lei para banir a prática da exportações de gado vivo no Rio Grande do Sul.

A ação é uma resposta à retomada da atividade nesta segunda-feira (27), quando cerca de 20 mil bezerros vivos foram encaminhados ao Porto de Rio Grande (RS), onde o embarque já foi autorizado. Os animais seguirão para o Egito, numa viagem de 20 dias em alto mar.

Diversas outras figuras do partido já se posicionaram contra a prática, afirmando que a exportação de gado vivo provoca prejuízos econômicos, riscos sanitárias (aumento da possibilidade da circulação de doenças), além de intensificar o sofrimento dos animais.

Nesta terça-feira (28), estão organizadas manifestações simbólicas para chamar atenção para a pauta. Em Porto Alegre, o ato ocorreu em frente ao Palácio Piratini. Em Rio Grande, a manifestação acontece no portão 2 do Porto de Rio Grande.

Ameaças da prática

De acordo com Sodia Cavedon, sujeitar animais a uma viagem de 20 dias em alto mar, sem qualquer conforto térmico, em local insalubre, fétido, sem espaço para locomoção, é uma tortura. Ela destaca que a Constituição brasileira proíbe o maus-tratos aos animais.

De acordo com a coordenadora Nacional do Setorial de Direitos Animais do PT, Vanessa Negrini, exportar animais vivos é cruel e péssimo negócio para o Brasil.

“Na contramão de boa parte do mundo, o Brasil segue exportando gado vivo, para atender a interesses de pequena parcela de pecuaristas que deseja lucrar com base na tortura e sofrimento animal. No entanto, é o país quem perde empregos, arrecadação de impostos e arca com os prejuízos ambientais e riscos pandêmicos”, afirmou Vanessa.

O presidente do PT-RS, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que o partido atuará para a aprovação deste projeto no estado. A preocupação com o potencial pandêmico da atividade está entre as preocupações.

“Com a pandemia um número crescente de países está limitando ou eliminando totalmente a prática do transporte de animais vivos. Não podemos brincar com a vida das pessoas e dos animais. Os epidemiologistas da Organização para Alimentos e Agricultura da ONU estão entre os maiores críticos da exportação de animais vivos por favorecer a propagação de doenças”, justificou Pimenta.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), também se manifestou em suas redes sociais contra a exortação de gado vivo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira