Rio Grande do Sul

Segurança Alimentar

Cidade de Guaíba inaugura seu primeiro Restaurante Popular

Objetivo é oferecer até 80 refeições gratuitas por dia para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Primeiro Restaurante Popular da história da cidade vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 11h30 às 13h30 - Reprodução

O município de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, conta agora com uma Restaurante Popular. Inaugurado nesta quarta-feira (29), fica na Avenida Sete de Setembro, 325, no Centro. Vai distribuir até 80 refeições por dia, de segunda à sexta-feira, das 11h30 às 13h30, de forma gratuita.

O projeto de lei que criou o Restaurante foi do vereador João Caldas (PT), tendo como objetivo atender pessoas em situação de rua, em vulnerabilidade social e desempregados cadastrados na rede de assistência social do município.

Este é o primeiro Restaurante Popular da história da cidade, uma iniciativa que contou com o apoio do Executivo. Segundo o vereador proponente, o restaurante será o maior do estado, em números proporcionais.

João Caldas ressalta também que os restaurantes populares, atualmente, se destacam como um importante equipamento público de segurança alimentar e nutricional, visando a ampliação de ofertas de refeições prontas e saudáveis para reduzir o número de pessoas em situação de insegurança alimentar.

Ele recorda ainda que o programa de restaurantes populares foi criado em 2004, dentro do Programa Fome Zero, no governo Lula, com o propósito de combater a fome e suas causas estruturais, que geram exclusão e desigualdade social.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira