Rio Grande do Sul

Vida das Mulheres

Entidades protestam contra remoção de centro de proteção às mulheres para um estacionamento

Força-tarefa contra feminicídio, deputados e organizações vão ao Ministério Público Estadual denunciar decisão "absurda"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A denúncia ao MPE defende que o CRMVAM seja transferido para um local com condições prestar o atendimento necessário - Governo do Estado

A decisão do governo Eduardo Leite (PSDB) de remover o Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo (CRMVAM) para o estacionamento do Centro Administrativo motivou protesto e pedido de providências ao Ministério Público Estadual (MPE) contra a medida.

Agora, a Força-tarefa de Combate ao Feminicídio da Assembleia Legislativa se somou ao pedido apresentado ao MPE e assinado pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CONDIM) e Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre. As entidades também reclamam do sucateamento da sede original do centro, situado à rua Tuiuty, 10.

A denúncia ao MPE defende que o CRMVAM seja transferido para um local com condições de desempenhar bem suas funções e prestar o atendimento necessário. O governo deve regularizar o serviço telefônico, dando condições para que os profissionais da equipe desenvolvam suas funções.

Nota que houve um acréscimo de 23% no número de feminicídios no estado entre janeiro e novembro de 2021, o que aumenta a importância do bom funcionamento do sistema de proteção às mulheres.

Descaso e desmonte

Para a deputada Sofia Cavedon (PT), próxima Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, houve desconsideração do governo estadual na hora de escolher o local para abrigar o centro.

“Isso demonstra a pouca importância que esse tema tem para esse governo”, afirma a deputada. Sustenta também que, até o momento, o governo Leite não investiu na promoção dos direitos da mulher. Lembra também que o governador “não retomou a Secretaria e nem a Coordenadoria da Mulher, extinta pelo governo Sartori”.

Integrante da Força-tarefa, o deputado Edegar Pretto (PT) acusa o governo Leite de “descaso” com o enfrentamento do problema, com “corte de recursos orçamentários e desmonte de políticas públicas”, enfraquecendo “toda a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência”.

"Condições inaceitáveis"

Seu colega de bancada, Jefferson Fernandes, classifica como “absurda” a transferência do centro para um estacionamento “justamente num momento em que temos altos índices de feminicídios e de outras violências contra mulheres”.

Interpreta a ação como evidência de “machismo e a misoginia”, considerando-a “uma violação tanto aos direitos humanos das vítimas, mulheres e crianças, que precisam deste atendimento fundamental, como das servidoras que estão em condições inaceitáveis para desenvolver seu trabalho”.

Além dos três parlamentares, mais a deputada Juliana Brizola (PDT) e as vereadoras Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB) e Laura Sito (PT) e da Força-tarefa, do Conselho e do Forum, o documento entregue ao MPE conta com as assinaturas dos representantes da Themis, AMT- PDT e União Brasileira de Mulheres/RS (UBM).

*Com informações PT Sul


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Ayrton Centeno