Rio Grande do Sul

ROTINA

Pane em estação do DMAE deixa quase 30 bairros e vilas de Porto Alegre sem água

Como acontece em todos os verões, o corte no abastecimento sacrifica principalmente a periferia da Capital

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Moradores do bairro São José se mobilizam em protesto após três dias sem água - Reprodução / Instagram Matheus Gomes

Vinte e nove vilas e bairros de Porto Alegre ficaram sem água desde o domingo passado. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) explicou a falha por conta da queda da rede elétrica na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São Manoel, localizada na avenida Ipiranga esquina com rua Santana. O corte, ocorrido quando o verão castiga a capital com altas temperaturas, motivou protestos dos moradores da periferia da cidade, como aconteceu na vila São José.

Na explicação do DMAE, quando a energia retornou “uma tubulação interna rompeu abaixo do nível do solo, exigindo escavação e remoção do piso, além da drenagem demorada da caixa de sucção da estação”.

“Situação caótica”

“A situação mais uma vez é caótica”, define Giany Rodrigues, vice-diretora de escola na vila São José. “Chega o verão e a água não sai da torneira”, diz, notando que, como a região é acidentada, nos locais mais elevados, é ainda pior. “Tive alunos que ficaram mais de uma semana sem água em casa”, agrega. “Coleta de lixo, saneamento básico, é sempre complicado na vila, mas a água, por óbvio, é sempre o pior problema.”

“Estamos sem água desde domingo”, registra Pedro Silveira, diretor da EMEF local, uma das quatro escolas da região do Morro da Cruz. “Trabalho aqui há sete anos e todo verão é o mesmo problema”, acentua. Hoje (4), sua escola cumpriu uma função diferente: um caminhão-pipa do DMAE encheu sua caixa d´água para que a população pudesse, a partir dali, recolher água para as casas.

29 localidades

Ainda conforme o departamento da prefeitura, a parada da estação comprometeu o abastecimento de 29 localidades, na maioria situadas na periferia: Jardim Carvalho, Boa Vista, Jardim Ipê, Bom Jesus, Vila Jardim, Vila Fátima Pinto, Cefer 1 e 2, Lomba do Pinheiro, Aparício Borges, Jardim Botânico, Partenon, Petrópolis, Santana, Santo Antônio, Jardim do Salso, Jardim Carvalho, São José, São José Comunitária, Agronomia, Vila dos Sargentos, Hospital Independência, Intercap, Campo da Tuca, Vila João Pessoa, Chácara das Pedras e Três Figueiras.

Nesta terça-feira, o Dmae começou a abastecer bairros e vilas da zona leste da capital com caminhões-pipa.  Segundo o departamento, foram supridos dois postos de saúde nas vilas Vargas e Pinto, além do Presídio Central. O mesmo aconteceu com escola do Morro da Cruz e com os moradores das ruas da Represa, Ernesto Araújo e Maria Chaves. A informação oficial é de que o abastecimento já está em “processo de normalização” nos bairros Bom Jesus, Petrópolis, Três Figueiras e Chácara das Pedras.

Amanhã, porém, poderá faltar água em parte do bairro São Geraldo, na zona Norte, por causa de obras na rede. O abastecimento ser retomado à noite. À tarde, um desligamento programado de energia da CEEE-Equatorial vai paralisar a Estação de Bombeamento Parque Lavoura, afetando os bairros Campo Novo e Ipanema, na zona Sul. À noite, a água deve retornar.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Ayrton Centeno