Rio Grande do Sul

PANDEMIA EM NÚMEROS

RS registra explosão de casos de covid-19 na primeira semana de 2022

Infecções confirmadas nesta semana superam todas as do mês de dezembro, porém óbitos e internações não acompanham a alta

Brasil de Fato | Porto Alegre |
swab nasal covid
RS confirma transmissão comunitária da variante ômicrom - Roque de Sá/Agência Senado

O Rio Grande do Sul enfrenta, nos primeiros dias de 2022, uma grande aceleração de casos confirmados de covid-19. Somente nesta sexta-feira (7), conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram registradas 6.541 infecções, número maior que todos os casos da semana passada.

Nos últimos sete dias, foram 18.876 novas contaminações, mais que o total de casos registrados no mês de dezembro. O RS acumula 1.522.119 casos da doença confirmados desde o início da pandemia, sendo o quarto estado com maior número de infecções.

:: Biomédica alerta que aumento de casos neste início do ano pode levar a nova onda de covid-19 ::

Esse aumento de casos, porém, não alterou a curva de óbitos, que nos últimos sete dias manteve a mesma média móvel de 5 mortes por dia registrada na última semana. Foram 34 óbitos por covid-19 nos últimos sete dias, contra 32 na semana anterior, e 60 na semana retrasada.

RS tem transmissão comunitária da variante ômicrom

Através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a SES declarou nesta sexta-feira a transmissão comunitária da variante ômicron do coronavírus. Até este momento, o Rio Grande do Sul já teve a identificação de 255 casos confirmados ou sugestivos para essa linhagem em 34 municípios gaúchos ou em visitantes ao RS.

Hospitalizações

O número de pacientes com covid-19 hospitalizados em UTIs em todo o Rio Grande do Sul segue estável. Hoje, 162 pacientes estão internados, número igual ao registrado em 28 de dezembro. Nota-se que o número chegou a 149 no dia 30, voltando a ter leve alta neste ano.

Já o número de paciente com casos mais leves de covid-19, que estão internados em leitos clínicos, apresenta uma maior tendência de alta. Chegou ao seu menor número no dia 1ª de janeiro, com 142 casos confirmados, subindo diariamente até alcançar 236 nesta sexta.

:: Casos de covid-19 aumentam 71% na semana de ano novo, diz OMS ::

A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto em todo o território gaúcho está em 52,7%. Dos 2.409 leitos de UTI do SUS disponíveis em hospitais gaúchos, 1.173 estão ocupados, o que significa 48,7% de ocupação. Já em hospitais privados, dos 791 leitos de UTI, 514 estão sob uso, com taxa de ocupação em 65%.

Estado põe todas as regiões sob Aviso

Após um mês sem emitir Avisos ou Alertas, o governo gaúcho emitiu Avisos para todas as 21 regiões Covid do estado, na terça-feira (4). Na ocasião, o Executivo chamou a atenção para a gravidade da variante ômicrom, que se mostra bastante transmissível, e destacou o salto de casos confirmados no estado, que foi de uma média diária de 5,7 a cada 1 milhão de habitantes, em 26 de dezembro de 2021, para 75,9, em 3 de janeiro de 2022.

Vacinação

O Rio Grande do Sul segue sem atualização do painel de vacinação, desde o dia 9 de dezembro. Isso se dá, conforme a SES, em virtude de uma manutenção do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

O último dado mostra que cerca de 81% da população total do estado fez, ao menos, uma dose. Isso representa quase 9 milhões de pessoas, enquanto 70%, ou 7,7 milhões de gaúchos, completaram o esquema primário (duas doses). A dose de reforço já foi aplicada em aproximadamente 1,4 milhão de pessoas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira