Rio Grande do Sul

Cultura na Periferia

Evento Kebrada Graffiti terá grafitagem e oficinas em Bento Gonçalves de 14 a 16 de janeiro

O projeto busca colorir o bairro Eucaliptos, área periférica na zona Leste da cidade da Serra gaúcha

Brasil de Fato | Bento Gonçalves |
Grafiteiros irão colorir o bairro Eucaliptos, em Bento Gonçalves, interagindo com os moradores e realizando oficinas - Reprodução

O projeto Kebrada Graffiti prevê a criação de graffitis no bairro Eucaliptos, da cidade Bento Gonçalves (RS), entre os dias 14 e 16 de janeiro, durante todo dia, em diversos locais do bairro. O projeto é financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

Durante toda a execução, será feito o registro fotográfico da interação do público com esta manifestação da Cultura Hip Hop. Esse material estará numa exposição com registros da fotógrafa Bruna Ferreira, que será mostrada aos moradores do bairro e, posteriormente, vai circular por diferentes espaços culturais.

Além das pinturas e exposição fotográfica, o evento vai promover oficinas gratuitas (veja logo abaixo).

Concebido pela Nest Support, o Kebrada Graffiti contará com a participação do grafiteiro Wagner Wagz e sonorização do DJ Zion. Além de abrir espaço para o processo de criação artística, o encontro também visa proporcionar uma interação com uma comunidade periférica da cidade, produzindo outras referências de imagens para além dos tradicionais retratos ancorados nas belezas locais e na herança e tradição da colonização italiana na Serra.

Bairro fica numa região periférica da cidade

O Bairro Eucaliptos está localizado numa região periférica, na zona Leste de Bento Gonçalves, e tem registros de altos índices de violência, estando sua população muitas vezes à margem das inúmeras atividades culturais que ocorrem no município.

Assim, o Kebrada Graffiti propõe a interação cultural e promoção de autoestima dos moradores dessa região, afirmando também os princípios de interação social e cidadania através da arte e da Cultura Hip Hop.

Encontro vai promover oficinas

O encontro também vai oferecer gratuitamente duas oficinas básicas de Graffiti. Uma delas será destinada à comunidade em geral e outra para artistas iniciantes na técnica. Na oficina voltada para a comunidade, os alunos farão um graffiti coletivo, em conjunto com o oficineiro. Essa oficina também será fotografada e poderá fazer parte da exposição.

Para o encontro de graffiti serão selecionados 10 artistas através de uma curadoria. Eles produzirão graffitis em locais previamente definidos e autorizados pelos moradores e também estarão em contato com a comunidade do bairro.

A iniciativa segue os moldes do "Meeting Of Favela", encontro de graffiti que há 13 anos ocorre em favelas do Rio de Janeiro. Também é referência para esta intervenção de arte urbana a estética e as cores do famoso e turístico Caminito, no bairro La Boca, em Buenos Aires.

Autora das 20 fotografias que estarão na exposição, Bruna Ferreira já assinou uma exposição em 2017 com fotos sobre a cultura urbana e também é autora do livro "Nossa Casa Cypher Vico", com a temática semelhante, que teve lançamento e palestras por todo o Brasil, além de países vizinhos.

As exposições também deverão acontecer na Casa das Artes e Galeria do Sesc de Bento Gonçalves, levando imagens da periferia da cidade para a região central, ocupando também importantes espaços culturais.

Durante o Kebrada Graffiti ainda serão realizadas diversas ações com preocupações ecológicas e ambientais. Uma delas é a distribuição de 100 mudas de plantas preferencialmente nativas de porte pequeno e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) plantadas em caixas de leite.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko