Rio Grande do Sul

Manifesto

Associação Riograndense de Imprensa lança manifesto sobre eleições de 2022

"Nossa luta é pelo jornalismo de qualidade, responsável, justo, honesto e voltado aos interesses nacionais", afirma ARI

Brasil de Fato | Porto Alegre |
José Nunes preside a Associação Riograndense de Imprensa na gestão 2021/2023 - Arquivo pessoal

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) publicou esta semana um manifesto em defesa das eleições em 2022, acentuando o papel da imprensa no esclarecimento das noticias falsas espalhadas por grupos neofacistas através de redes sociais. Ressaltando a posição apartidária da organização, o documento assegura que os jornalistas gaúchos não apoiarão grupos que se tornaram useiros e vezeiros de ataques a jornalistas e órgãos de imprensa.

O manifesto foi assinado pelo presidente da entidade, jornalista José Nunes, e pelo presidente do Conselho Deliberativo, jornalista João Batista Filho.

Confira a íntegra do documento

Manifesto 2022: Liberdade e consciência

No ano em que o Brasil celebra o bicentenário de sua Independência e elege o presidente da República, os governadores estaduais e parlamentares para o próximo quadriênio, a Associação Riograndense de Imprensa - ARI manifesta publicamente sua posição institucional sobre o atual estágio da democracia brasileira, sobre a iminente campanha eleitoral e sobre o que entende ser o futuro desejável para o país e para sua população.

Somos uma entidade apolítica e apartidária, que representa profissionais do jornalismo e veículos de comunicação do Rio Grande do Sul na defesa permanente das liberdades de imprensa e de expressão. Não apoiamos candidatos nem partidos políticos, pois entendemos que o pluralismo de visões é o caminho mais adequado para uma associação de classe contemplar os múltiplos interesses de seus associados e apoiadores. Esse posicionamento, porém, não significa neutralidade em relação a causas humanitárias, sociais e democráticas.

Assim, para não deixar dúvidas sobre a nossa posição, repudiamos com veemência governantes, legisladores, autoridades públicas, candidatos e agremiações políticas de viés autoritário e antidemocrático, que agridem sistematicamente jornalistas e usam a mentira como arma para conquistar ou se manter no poder. Discordamos inequivocamente de políticos e pretendentes a cargos públicos que afrontam a democracia, desprezam os direitos humanos e transigem com a corrupção.

Nossa luta pelo jornalismo de qualidade, responsável, justo, honesto e voltado para os interesses nacionais inclui o combate à desinformação e à censura como caminho para a consolidação de uma sociedade mais igualitária e que valorize o trabalho e a solidariedade. Acreditamos que tais metas só serão alcançadas com a plena conscientização dos cidadãos e eleitores que escolherão os próximos governantes, com a liberdade e a autonomia que a Constituição deste país independente assegura a todos os seus filhos.

Entendemos que o nosso país só se tornará a grande Nação com que todos sonhamos quando seus poderes estiverem livres de interesses subalternos. Queremos um Executivo forte que trabalhe pensando no bem comum, um Legislativo que execute exemplarmente o seu trabalho fiscalizador e um Judiciário comprometido com o regramento constitucional e com as justas demandas da sociedade. Almejamos um país administrado por pessoas honestas e comprometidas com a ciência, com a transparência, com o bem-estar social, com a preservação ambiental, com a educação e com a saúde da população.

Por tudo isso, neste ano eleitoral, a ARI de forma autônoma, manifesta sua posição pelo voto livre e consciente nos candidatos que melhor representem esse Brasil democrático, plural e justo para todos.

José Nunes - Presidente da ARI

Batista Filho - Presidente do Conselho Deliberativo da ARI


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

José  Nunes - Presidente da ARI

Batista Filho - Presidente do Conselho Deliberativo da ARI

 

Edição: Katia Marko