Rio Grande do Sul

Sociobiodiversidade

Projeto Me Conta vai financiar iniciativas empreendedoras que promovam sustentabilidade

Ação é fruto de parceria do AsSsAN Círculo/UFRGS e do Vila Flores e está com inscrições abertas até 31 de janeiro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Iniciativas devem promover a sociobiodiversidade por meio da gastronomia, arte, artesanato, empreendedorismo, conexão das matas ao cotidiano - Foto: Divulgação AsSsAN Círculo

O projeto Me Conta Sociobiodiversidade 2021, que visa viabilizar financiamento coletivo e instantâneo para quatro iniciativas empreendedoras do Mercosul que promovam sustentabilidade, está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro. As iniciativas, que devem criar ou fortalecer cadeias inclusivas, justas e sustentáveis e fortalecendo um padrão de consumo sustentável, serão selecionadas e apresentadas em evento online que ocorre nos dias 30 e 31 de março, às 19 horas.

A inscrição pode ser feita pelo link bit.ly/meconta2021_inscricoes. O regulamento e o cronograma do projeto, que utiliza uma metodologia holandesa de votação popular, estão disponíveis em bit.ly/meconta2021_regulamento.

As iniciativas devem ser voltadas a uma das quatro categorias: Gastronomia Sociobiodiversa; Da Mata ao Cotidiano; Arte/artesanato no Pan Lagoas do Sul; e Butiá em Destaque. Pode se inscrever qualquer pessoa que tenha uma ideia que promova a sociobiodiversidade no Brasil, e em países do Mercosul.

As ideias precisam ser viáveis para realização em até um mês, com um valor de R$ 2.000,00, mais o valor arrecadado com ingressos simbólicos de R$10,00, no dia do evento. Outras informações no site bit.ly/mecontasociobiodiversidade.

Sociobiodiversidade no cotidiano

No último trimestre de 2021 foram realizadas quatro lives, que reuniram empreendedores e especialistas no tema, para mostrar experiências e exemplificar formas de atuação em cada um dos temas das categorias. O conteúdo está disponível no canal no Youtube do Vila Flores.

Conforme a coordenadora do AsSsAN Círculo, professora Gabriela Coelho, o objetivo do Me Conta Sociobiodiversidade é promover ideias, ações e projetos que tornem a sociobiodiversidade presente no cotidiano das pessoas, a partir de suas diferentes manifestações. "A sociobiodiversidade é a manifestação da diversidade biológica e cultural brasileira pelas frutas nativas e PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e sua culinária, pelas sementes crioulas e sementes de espécies nativas e os seus manejos, pelos artesanatos com fibras vegetais, escamas de peixe, sementes, pelas plantas medicinais e cosmética natural, e tantos outros movimentos e práticas que valorizam os conhecimentos tradicionais e os usos associados à biodiversidade”, detalha

Segundo ela, no Me Conta, as quatro categorias “buscam valorizar essa imensa riqueza, ao mesmo tempo que conectam a movimentos e redes existentes como a Rota dos Butiazais, a Cadeia Solidária das Frutas Nativas e o PAN Lagoas do Sul".

Para escolher as quatro iniciativas contempladas com o prêmio do projeto, 12 propostas selecionadas por júri receberão um vídeo de apresentação para explicar a importância de suas ideias para a sustentabilidade do cotidiano, por meio do uso sustentável da sociobiodiversidade. Os vídeos serão apresentados durante um evento online e gratuito e o público participante da transmissão ao vivo será responsável por votar em suas propostas preferidas. Assim, cada categoria terá um ganhador escolhido por decisão popular.

Sobre o Me Conta

O Me Conta utiliza um método inovador criado na Holanda, chamado Boiling, ferramenta disruptiva de crowdfunding e crowdsourcing, cedida ao Vila Flores pelo coletivo holandês WeTheCity. Esta é a segunda edição do evento. A primeira foi realizada em 2020, pelo Vila Flores, com a temática "Soluções Comunitárias". A ação beneficiou dois projetos da região do 4º Distrito de Porto Alegre, com o intuito de minimizar as consequências da pandemia em espaços em vulnerabilidade social.

O projeto é do AsSsAN Círculo da UFRGS e da Associação Cultural Vila Flores, em parceria com o coletivo holandês WeTheCity e o Coletivo Maria da Paz, viabilizado com recursos do Projeto PANexus: Governança da sociobiodiversidade para a segurança hídrica, energética e alimentar na Mata Atlântica Sul, através da Chamada Nexus do CNPq e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira