Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Conversa com Niura Legramante e Nicolas Beidacki aborda a exposição ‘Paisagem sem Volta’

Encontro presencial nesta quinta-feira (20), às 18h, no V744 Atelier, será mediado pelo artista visual Walter Karwatzki

Brasil de Fato | Porto Alegre |
“Paisagem sem volta” fica em cartaz no V744atelier até dia 25 de fevereiro. A visitação é de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h - Foto: Igor Sperotto

A professora, pesquisadora e curadora Niura Legramante e o artista visual e produtor Nicolas Beidacki conduzem o bate-papo com os artistas visuais André Venzon e Igor Sperotto, nesta quinta-feira (20), às 18h, no V744 Atelier.

Com mediação do artista visual Walter Karwatzki, o diálogo se dará em torno das relações entre arte e fotografia contemporânea, a partir da exposição “Paisagem sem volta”, que reúne a recente produção dos referidos artistas em cartaz no espaço expositivo localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 744, Bairro Floresta, em Porto Alegre.  

“Paisagem sem volta” propõe um diálogo por meio da fotografia sobre o momento atual de incertezas e mudanças, aspectos inerentes à produção de ambos artistas.

A exposição

Em “Paisagem sem volta” André Venzon expõe uma coleção de dezenas de imagens do seu objeto principal de documentação visual, o tapume, e os aproxima dos hotéis de Igor Sperotto.

Os dois artistas têm como principal característica observar a transitoriedade da realidade urbana. Estes elementos arquitetônicos, os tapumes, são fundamentais para o artista compreender as relações entre mundo, corpo e objeto. “O tapume nas fachadas de prédios, no centro da cidade, obstruindo estradas e protegendo o lugar, aos poucos se transforma no material que André Venzon reveste sua pele, sua identidade e constrói seus questionamentos sobre vulnerabilidade, singularidade, poder e imantação”, observa o dramaturgo, curador e artista visual Nicolas Beidacki.

Já o trabalho “Hotéis no Exílio” conta com fotografias de hotéis de Porto Alegre, apresentadas em formato de cartões postais. Todos os hotéis fotografados por Igor Sperotto trazem nome de cidades ou países, sugerindo uma condição de “não lugar”. O deslocamento do observador pode ser ampliado por meio da leitura de um QR code, impresso no verso dos postais, que leva a um site com informações auxiliares e elementos que dizem respeito aos estudos, divagações visuais e pesquisas para o projeto.

Os postais com fotos da exposição são ofertados gratuitamente aos visitantes, como "souvenir".

“Paisagem sem volta” fica em cartaz no V744atelier até dia 25 de fevereiro. A visitação é de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko