Distrito Federal

Pandemia

DF amplia vacinação pediátrica para crianças de 8 a 11 anos

Anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha e já começa nesta quarta-feira (19); veja locais

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Com a chegada de novas doses, vacinação infantil no DF é ampliada para crianças e 8 a 11 anos
Com a chegada de novas doses, vacinação infantil no DF é ampliada para crianças e 8 a 11 anos - Nelson Almeida / AFP

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha anunciou nesta terça-feira (18) a ampliação da vacinação infantil contra a covid-19, agora para crianças de 8 a 11 anos. A redução da faixa etária já valerá para esta quarta-feira (19). Até então, a vacinação pediátrica no DF estava aberta apenas crianças de 11 anos e as de 5 a 10 anos com comorbidades

"A partir da chegada de novas doses pediátricas, vamos abrir a vacinação para todas as crianças dos 8 aos 11 anos a partir de amanhã (19). Levem seus pequenos aos pontos de vacinação, assim poderemos retomar nossa vida com segurança", postou o governador.

Desde o início da vacinação infantil na capital do país, que começou no último domingo (16), já foram aplicadas um total 5.044 doses, considerando os dois primeiros dias de aplicação, segundo informações da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Até o momento, a pasta recebeu 16,3 mil doses da vacina Pfizer-BioNTech para aplicação no público infantil. Uma nova remessa de imunizantes pediátricos estava prevista para chegar nesta terça.

Segundo a Secretaria de Saúde, para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável, com documento de identidade e caderneta de vacinação. Se for portador de alguma comorbidade, é preciso apresentar laudo médico que comprove a sua condição clínica, de acordo com a lista de doenças indicadas como prioridade.

Ao todo, são 18 pontos de vacinação espalhados pelo DF. Confira:


DF disponibiliza 18 pontos exclusivos de vacinação contra a covid-19 para crianças / Divulgação/SES-DF

Alta transmissibilidade

Nesta terça-feira (18), a taxa de transmissão (Rt) da covid-19 chegou a 2,31 no DF. É o índice mais alto do ano e o segundo maior na capital desde o início da pandemia, ficando atrás apenas de março de 2020, quando atingiu 2,61. O indicador significa que cada 100 infectados contaminam outras 231 pessoas. Quando o índice fica abaixo de 1, a pandemia tende a ser controlada, mas, acima disso, a pandemia tende ao descontrole e expansão. 

Nas últimas 24 horas, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), foram registrados mais 4.780 novos casos de covid-19. Este é o maior número diário já registrado na capital. No mesmo período, foram notificados mais 4 mortes. Desde o início da pandemia, 11.132 pessoas morreram em decorrência da covid-19 no DF e 551.680 foram infectadas pelo coronavírus em Brasília. Do total de infectados, 92,9% estão recuperados.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino