Rio de Janeiro

Covid-19

RJ: Procura por leitos aumenta 789% e atinge quase mesmo patamar do auge da variante Delta

Crescimento ocorreu entre a semana anterior ao Natal, de 18 a 24 de dezembro, e a semana passada, de 9 a 15 de janeiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Na última segunda-feira (17), foram 181 pedidos de internação, enquanto no dia 24 de agosto de 2021 foram 191 pedidos - ASSECOM/RN – Elisa Elsie

O estado do Rio de Janeiro tem vivido aumento vertiginoso de casos de covid-19 nas últimas semanas com a circulação da variante Ômicron. Como consequência, o número de solicitações por leitos para o tratamento da doença chegou a um patamar quase igual ao de agosto do ano passado com a circulação da variante Delta.

Na última segunda-feira (17), foram 181 pedidos de internação, enquanto no dia 24 de agosto de 2021 foram 191 pedidos, segundo levantamento feito pelo jornal Extra a partir dos dados do painel de monitoramento da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Leia também: Gripe e ômicron: menos letais mas muito transmissíveis, surtos aumentam a ocupação hospitalar

Entre a semana que antecedeu o Natal, de 18 a 24 de dezembro, e a semana passada, de 9 a 15 de janeiro, o acumulado semanal de solicitações por leito de covid-19 no estado saltou de 85 para 756, um aumento de 789%, ainda de acordo com o levantamento.

Para aumentar a capacidade de resposta da rede pública, a SES informou em nota à imprensa que solicitou na última terça-feira (18) à Organização Social (OS) Instituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) a reabertura de 70 leitos no Hospital Estadual Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Em ofício, classificado como "urgente", a subsecretária de Atenção à Saúde da pasta, Claudia Maria Braga de Mello, pede a disponibilização de 60 leitos de UTI e 10 de enfermaria na unidade. O prazo estabelecido no documento é de que até a próxima segunda-feira (24) já estejam em funcionamento.

Edição: Mariana Pitasse