Paraná

Covid-19

Índice de predominância da ômicron passa de 85% no Paraná, aponta Fiocruz

Estado soma, agora, 262 casos confirmados da variante

Curitiba (PR) |
Em 190 novas amostragens analisadas, 162 positivaram para a ômicron e 28 para a variante delta - Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Paraná confirmou, na noite desta quarta-feira (19), à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que o índice de predominância da variante ômicron gira em torno de 85,3%. Em 190 novas amostragens analisadas, 162 positivaram para a cepa e 28 para a variante delta, que era predominante no estado em 2021.

O relatório de circulação de linhagens do vírus Sars-CoV-2, do Instituto Carlos Chagas, já havia confirmado a predominância da variante no sequenciamento genômico de sábado (15). A análise considera testes coletados entre 3 e 9 de janeiro deste ano, nas quatro macrorregiões do Paraná, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

A cepa é considerada como “variante de preocupação” (VOC) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A VOC tende a induzir casos mais graves e aumentar a transmissibilidade da doença.

“Precisamos que a população se conscientize e continue utilizando máscaras, lavando as mãos, usando álcool em gel e deixando a vacinação contra a covid-19 em dia, seja com a primeira dose nas crianças, segunda dose em adultos e adolescentes e dose de reforço”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Sesa havia confirmado oito novos casos da variante nesta quarta, após o Relatório de Sequenciamento Genômico da Fiocruz Rio de Janeiro, somando 100 registros. Com o sequenciamento da Fiocruz Paraná, o estado passa a ter 262 confirmações da ômicron, sem óbitos registrados.

Edição: Lia Bianchini