Rio Grande do Sul

Pandemia no RS

Com 62 funcionários afastados por covid-19, Hospital Presidente Vargas restringe atendimentos 

Hospital materno de Porto Alegre suspendeu parte das cirurgias eletivas e agendas dos ambulatórios

Brasil de Fato | Porto Alegre |
De acordo com diretor da instituição, intenção e voltar à normalidade até o início de fevereiro - Foto: Cristine Rochol/PMPA

Nesta sexta-feira (21), o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre, suspendeu parte das cirurgias eletivas e cerca de 20% das agendas dos ambulatórios em razão do grande número de funcionários infectados pela covid-19. Além disso, cinco Unidades de Saúde da capital gaúcha estão temporariamente fechadas pelo mesmo motivo. 

Conforme explicou o diretor-geral do HMIPV, Cincinato Fernandes Neto, devido aos 62 funcionários que foram afastados, entre médicos e técnicos de enfermagem, foi preciso priorizar os atendimentos emergenciais e do Centro Obstétrico. “O fluxo necessitou ser readequado, mas algumas cirurgias eletivas, que julgamos essenciais para manter a saúde do paciente, seguem sendo realizadas”, expôs o diretor, apontando que a intenção é retornar à normalidade até o início de fevereiro. “Iremos reavaliar a situação, mas estamos levando em consideração o avanço ou não da pandemia”, afirmou.

Unidades de Saúde tem funcionamento alterado 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, devido ao grande volume de atendimento de pacientes respiratórios, cinco unidades de saúde também suspenderam temporariamente as consultas e procedimentos eletivos para priorizar o atendimento de sintomáticos respiratórios e evitar aglomerações. 

Neste caso, as unidades ligam para os pacientes com antecedência para avisar que a consulta ou procedimento será remarcado. A medida vale até o final do mês, quando passará por nova avaliação.

Conforme informa a pasta, as unidades de saúde Tijuca, Batista Flores, Domênico Feoli, Asa Branca e Nova Gléba estão fechadas temporariamente desde quinta-feira (20). O motivo é o afastamento de 65 funcionários por suspeita ou confirmação de covid-19. A previsão é de que o atendimento retorne na próxima segunda-feira (24).

De acordo com a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer, os usuários que recebem atendimento nestes locais não serão prejudicados. “A população pode buscar atendimento nas unidades de saúde mais próximas de seu território”, afirma.

Onde buscar atendimento:

US Tijuca: US Morro Santana
US Batista Flores: US Timbaúva 
US: Domênico Feoli: US Rubem Berta 
US Asa Branca: US Assis Brasil
US Nova Gleba: US Santa Rosa

Confira os endereços das unidades e horários de funcionamento aqui 

*Com informações da Prefeitura Municipal de Porto Alegre


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira