novo pico

Brasil registra maior média móvel de casos desde o início da pandemia

Média móvel de casos conhecidos ultrapassou os 150 mil pela primeira vez desde o início da pandemia, em março de 2020

|
Sistema de saúde sente a pressão do crescimento da covid no Brasil - ©Sergio Lima / AFP

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 90.509 casos conhecidos de covid-19, o que elevou a média móvel de contágios contando os últimos sete dias para 150.236. O número consolida o sétimo recorde consecutivo e a maior marca registrada desde que a pandemia de coronavírus começou, em março de 2020.

Continua após publicidade

Com isso, o total de infecções durante toda a pandemia passou de 24 milhões no país. Em comparação à média de duas semanas atrás, o aumento foi de 241%, o que aponta para uma alta considerável no número de casos.

:: Covid-19 pode deixar de ser emergência global em 2022, diz OMS ::

Também foram contabilizadas mais 267 mortes, o que eleva o número total para mais de 623 mil desde o começo da pandemia. Desta forma, a média móvel de mortes também voltou a subir e está em 307 - a maior desde 31 de outubro, com uma variação de 152%.

Os dados foram divulgados na noite desta segunda-feira (24) a partir de um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa. O balanço é baseado em estatísticas divulgadas pelas secretarias estaduais da Saúde.

:: Pandemia sem controle: Entenda os riscos do aumento do contágio no Programa Bem Viver ::

Especialistas afirmam que a variante ômicron - descoberta em novembro no sul do continente africano e mais contagiosa do que outras cepas do vírus - tende a ser responsável por mais de 90% dos novos casos no Brasil.