Paraná

Contra a violência

Armas não se benzem, armas se destroem: Pe Julio Lancelloti repudia bênção de armas em Curitiba

Prefeito Rafael Greca participou de cerimônia para abençoar novo armamento militar da Guarda Municipal

Curitiba (PR) |
"Ao invés de comprar armas, compre feijão, arroz, legumes. Prefeito Rafael Greca, compre alimento, não armas", complementou Padre - Foto: Rafael Stedile

Em homilia sobre a importância de repartir o que se tem com as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, o Padre Julio Lancelloti repudiou a bênção de armas promovida em Curitiba no último dia 18, com participação do prefeito Rafael Greca (DEM).

"Armas não se benzem, armas se destroem", disse o Padre. "Ao invés de comprar armas, compre feijão, arroz, legumes. Prefeito Rafael Greca, compre alimento, não armas", complementou.

Ao longo da homilia de domingo (23), Padre Julio criticou governantes que pregam e praticam ações violentas contra os mais pobres e a população em situação de rua.

"Qual é a alegria de Deus? Que todos tenham vida, que todos se alimentem. A alegria de Deus não é a repressão, a violência, não são as armas dos poderosos. A alegria de deus é a vida do povo", afirmou o Padre.

Bênção de armas

Na terça (18), o prefeito Rafael Greca esteve em uma solenidade de bênção do novo armamento da Guarda Municipal de Curitiba.

A prefeitura comprou 1.053 pistolas calibre 9mm da empresa tcheca Ceska Zbrojovka (CZ). O armamento é utilizado por forças policiais e militares do Leste Europeu.

A foto de Greca na bênção das armas foi publicada nas redes sociais do prefeito. Após a repercussão negativa, a publicação foi apagada.

Edição: Lia Bianchini