Rio Grande do Sul

Debate virtual

Sequestro da economia brasileira pela elite financeira é tema de painel neste sábado (29)

Deputado federal constituinte Hermes Zaneti participa do painel ‘O Complô’, no Fórum Social Justiça e Democracia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O livro “O Complô – Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira”, de Hermes Zaneti, inspira um dos painéis do Fórum Social Justiça e Democracia - Arquivo pessoal

O livro “O Complô – Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira” inspira um dos painéis do Fórum Social Justiça e Democracia, que ocorre entre 26 e 30 de janeiro, em Porto Alegre. A conversa – que contará com a participação do autor da obra, o advogado e deputado federal Constituinte Hermes Zaneti – poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da Associação Brasiliense de Apoio ao Vídeo no Movimento Popular (Abravídeo). A transmissão será no sábado (29), a partir das 10h.

O livro revela os bastidores de práticas e manobras, robustamente comprovadas através de documentos públicos, dos três Poderes e pelo Ministério Público Federal (MPF) para fazer valer os interesses das elites financeiras – como a manutenção de uma maior carga tributária para os mais pobres e a retirada de direitos.

“A dívida pública brasileira é de mais de R$ 7,1 trilhões. Quanto desse dinheiro você pagou e quanto veio para a sua qualidade de vida? De 1988 até hoje, o número de favelas dobrou e a dívida pública disparou. Onde está esse dinheiro? O povo tem de saber que está pagando a conta”, afirma Zaneti. “‘O Complô’ é a ação institucional dos detentores de poder Federal, poder Legislativo, Executivo, Judiciário e MPF com a ação voltada contra os interesses da maioria do povo brasileiro”, conclui.

Atualmente, está em produção um curta-metragem baseado no livro, com o objetivo de apresentar diferentes aspectos da questão ao grande público de forma didática.

“A partir da obra do Zaneti, vamos abordar o que aconteceu de lá para cá em relação ao sistema financeiro, ao rentismo, a dívida pública e o quanto isso impacta na vida dos brasileiros. Impacta diretamente no não investimento em saúde e educação, por exemplo. A ideia do filme é trazer questionamentos de como chegamos até aqui, com um sistema que explora de todas as formas”, antecipa o diretor do curta, o cineasta gaúcho Luiz Alberto Cassol.

O diretor também participa do painel de sábado, que contará com as presenças do presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Morais; da vice-presidenta da Internacional da Educação para América Latina (IEAL) e secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Silva; e do professor e Diretor de Relações Internacionais da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes), Eduardo Rolim de Oliveira.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko