Paraná

Universidade Pública

Primeira Bienal de Arte da Unicentro trará mulheres como protagonistas

Além de unir arte e cultura, evento também terá viés científico, com a presença de pesquisadoras

Curitiba (PR) |
Mulheres e resistências será o tema da I Bienal de Arte da Unicentro - Foto: Unicentro

Há séculos as mulheres vêm resistindo em uma sociedade que, muitas vezes, as relega a um papel secundário, considerado menos importante do que as atribuições masculinas. Questionar as regras de comportamentos ditos como femininos ou masculinos é o artifício que permite o início da conquista das mulheres como sujeitos dignos de direitos iguais.

A partir dessas ideias, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio da Diretoria de Cultura, organiza a sua primeira Mostra Bienal de Arte com a temática “Mulheres: percursos de desobediência e resistência”. O evento acontece em março, mês que marca o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

“A I Mostra Bienal de Arte surge a partir da vontade de unir artistas de Guarapuava e da região no mesmo espaço, para que a comunidade tenha acesso às obras produzidas por eles”, explica a diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira. “A Bienal, além de unir a arte e a cultura, também terá um viés científico, com a presença de pesquisadoras da área apresentando para a população suas produções”, complementa.

As inscrições para a exposição abrem no dia 3 de fevereiro e a montagem das produções aceitas acontece entre 1º e 4 de março. Os interessados em participar da Mostra precisam preencher um formulário disponibilizado nas redes sociais da Diretoria de Cultura da Unicentro e também enviar a proposta e os anexos para o e-mail [email protected].

Angela Davis como inspiração

As categorias científica, artística e cultural abrem espaço para a participação de artistas, alunos de escolas públicas e particulares, acadêmicos, comunidade e coletivos.

A frase que inspira a exposição, servindo de norte para as produções inscritas, é “Eu não estou mais aceitando as coisas que eu não posso mudar. Eu estou mudando as coisas que não posso aceitar”, escrita pela professora, ativista e socióloga Angela Davis.

“Os trabalhos serão expostos na Unicentro, de forma presencial, a partir de março. Também alguns trabalhos serão colocados para visitação no Centro Universitário Campo Real, Centro Universitário Guairacá e a UTFPR [Universidade Tecnológica Federal do Paraná], que estão nos apoiando, cedendo espaço para que esses trabalhos sejam expostos”, diz a diretora de Cultura da Unicentro.

Edição: Lia Bianchini