Rio Grande do Sul

FSR Virtual

Plenária final do Fórum Social das Resistências 2022 contou com mais de 150 pessoas

Encerrado na manhã deste domingo, articulação continua até o Fórum presencial no final de abril em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Plenária dos movimentos e organizações sociais encerrou o FSresistências2022 virtual na manhã deste domingo (30) - Reprodução

Após quatro dias de intensos debates, o Fórum Social das Resistências, em formato virtual, foi encerrado na manhã de domingo (30). A atividade com mais de 3 horas, contou com a participação de mais de 150 pessoas.

Mediada por Mauri Cruz, Silvana Conti e Vitalina Gonçalves, a plenária trouxe os relatos de todas as Assembleias de Convergências realizadas. “Foi muito potente com os informes das ideias forças que foram resultado das 13 Assembleias de Convergências que mobilizaram mais de 530 entidades e movimentos sociais do RS, do Brasil e de 23 países”, afirmou Mauri Cruz.

:: Confira a cobertura completa do Fórum Social das Resistências ::

Os relatos trouxeram as principais propostas tiradas na Assembleia de Convergência Resistência Urbana, pelo direito a cidade e contra as violações por despejos, a Assembleia de Convergência Lugar dos Trabalhadores/as na reconstrução do Brasil e os desafios para derrotar Bolsonaro, a Assembleia de Convergência pela comunicação – o papel das mídias nos processos democráticos, a Assembleia de Convergência em defesa do SUS, da rede pública de proteção social e dos direitos das vítimas da Covid-19, a Assembleia de Convergências o cerco dos EUA e OTAN à China e à Rússia, a Assembleia de Convergências A luta socioambiental frente ao aquecimento global, a Assembleia de Convergência Paulo Freire, Democracia e os Direitos Humanos, a Assembleia de Convergências As agressões imperialistas e as resistências dos povos, a Assembleia de Convergências Segurança Alimentar, pela Vida e contra a fome, a Assembleia de Convergências, movimento negro, resistência e combate ao racismo, a Assembleia de Convergência Feminismo e Resistência – os desafios de 2022, a Assembleia de Convergências Jornada Arte e Cultura para a vida, contra o capitalismo e a  Assembleia de Convergência – Articulação e incidência na proteção dos povos indígenas em situação de isolamento voluntário.

 
Plenária Geral dos movimentos e organizações sociais – Fórum Social das Resistências 2022

Plenária Geral dos movimentos e organizações sociais – Fórum Social das Resistências 2022

Posted by Brasil de Fato RS on Sunday, January 30, 2022

 

Articulação continua até o encontro presencial em abril

Com o objetivo de continuar a mobilização até o Fórum Social das Resistências presencial, de 26 a 30 de abril, em Porto Alegre, a Plenária aprovou que cada Assembleia de Convergência escolha três pessoas referencias para pensar o processo até 26 de abril de 2022. Este grupo se reunirá no dia 22 de fevereiro de 2022, às 18h30min. Também ficou agendada uma plenária geral para o dia 9 de março de 2022, às 18h30min.

Fórum Social Mundial no México

Rosy Zúñiga, do CEAAL e da organização do FSM 2022 do México, explicou como será o Fórum, de 1º a 6 de maio, que este ano comemora seu vigésimo aniversário. “Uma nova edição planetária do Fórum Social Mundial na Cidade do México só cumprirá seu papel com a relevância política necessária se levarmos em conta a realidade atual e conseguirmos fortalecer nossas articulações para avançar nossos sonhos e utopias, e construir agendas transformadoras comuns.”

Segundo ela, será um espaço processual para contribuir para o enfrentamento desse outro mundo que emerge da pandemia do coronavírus. “Por isso, estamos em um novo WSF 2022 que busca culminar em um evento planetário na Cidade do México, o que possibilita ampliar a voz e articulações dos diferentes movimentos que atuam na construção de alternativas ao mundo em que vivemos, e avançar na construção de um tema social global”, afirmou.

É por essa razão, ressaltou Rosy, que as organizações mexicanas e os movimentos sociais que decidiram tornar-se o Comitê Facilitador do FSM, aqueles de nós que fazem parte do Conselho Internacional do FSM, e outros que se uniram em um espaço de movimentos globais, convidamos você a organizar a partir de agora atividades de articulação para diálogos, e anunciar iniciativas de articulação para ações para outro mundo possível. Os interessados em colaborar na preparação e facilitação do evento em comissões e grupos de trabalho podem entrar em contato via o site do FSM2022 ou pelo email [email protected]


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko