Rio Grande do Sul

Música online

Jordana Henriques estreia novo trabalho nesta quarta-feira (2) no seu canal do Youtube

A cantora e compositora faz a fusão de seus dois primeiros discos e mais alguns sons inéditos no show Transmutação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Jordana Henriques inicia 2022 com novo trabalho que estreia nesta quarta-feira (2) no canal da artista - Reprodução

A cantora e compositora Jordana Henriques apresenta seu novo trabalho, o show Transmutação, que será lançado nesta quarta-feira (2), às 21h, no seu canal do Youtube. No show, a cantora e compositora mescla canções dos seus dois discos (Aquário, de 2018, e Transparência, de 2020) e mais alguns sons inéditos.

Transmutação foi gravado dia 7 de novembro de 2021 no estúdio da Pedra Redonda, em Porto Alegre. Jordana canta suas próprias composições, toca violão e está acompanhada de Ivan Bass, no baixo elétrico e João Bauken na bateria.

Sobre Jordana Henriques

Natural de Caçapava do Sul, começou a tocar aos oito anos de idade. Participou de festivais colecionando uns 47 troféus.

“A maioria de primeiro e segundo lugar e estão todos bem guardados na casa da minha mãe em Caçapava”, conta.

Um período longo dedicado aos principais festivais da região e proximidades como o Enart ou o Festival da Canção Nativista de Caçapava do Sul. Depois da fase das tradições, em que se vestia de prenda, Jordana mudou o estilo, mas revela que quando canta e toca em bares e o público pede as músicas da tradição gaúcha, não hesita em cantar. 

A diversidade vem da formação em violão básico, em Caçapava do Sul, aos 13 anos, quando a professora de violão incentivou Jordana a aprender bastante sobre música gaúcha e a abrir os olhos da adolescente para a MPB, bossa nova, samba e dali em diante começou o gosto “por tirar as músicas”. Isso ajudou em vários sentidos como parte da musicalidade da artista, do tocar de ouvido e da versatilidade das notas no violão.

“Logo, o caminho natural foi a MPB, música brasileira e o blues e rápido comecei a procurar outros gêneros, soul music americano, blues, black music, rock.” 

Antes de chegar à capital gaúcha, em 2019, Jordana morou por seis anos em Santa Maria, onde cursou faculdade de Licenciatura em Teatro. Vive da música há 18 anos. Canta e toca violão, baixo, guitarra e se precisar até encaro uma percussão. “Sou persistente com meu som”, declara.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko