Paraná

LANÇAMENTO

Livro Balaio da Semente Crioula: Arte, Cultura Popular e Agrobiodiversidade

A partir de chamado artístico cultural, em 2021, artistas populares do país enviaram obras para compor o livro Balaio

Paraná |
Baixe o PDF do livro Balaio da Semente Crioula: Arte, Cultura Popular e Agrobiodiversidade - Divulgação

A Rede Sementes da Agroecologia (ReSA), anuncia o lançamento do Balaio da Semente Crioula: Arte, Cultura Popular e Agrobiodiversidade.

No balaio de palha trançado por mãos pintadas pela terra, se carrega alimento do bom. A produção da roça, as sementes crioulas. As tramas carregam também a representação da cultura popular e camponesa. E, assim, trazendo esse majestoso instrumento de trabalho e partilha, apresentamos o nosso Balaio da Semente Crioula: Arte, Cultura Popular e Agrobiodiversidade.

Esse balaio foi trançado e ganhou forma a partir do chamado artístico cultural feito pela ReSA em 2021, aos artistas populares de todos os cantos desse país. O convite foi para compartilharem suas manifestações culturais que expressam a luta pela preservação das sementes crioulas, o acesso à terra, a produção de comida de verdade no campo e nas cidades, a alimentação saudável e a vida camponesa.

Assim, em cada página desse material você verá quão bela, vasta e diversa foi a colheita! Poesias, composições, músicas, pinturas e ensaios fotográficos colorem e dão vida ao balaio da arte, cultura popular e agrobiodiversidade, graças às mãos talentosas de mulheres, homens, juventudes e artistas populares que, através da sua essência e da sua capacidade de criar, materializam a luta do povo brasileiro em cada palavra, traço e olhar.

Deixamos aqui nosso profundo agradecimento a todas as pessoas que seguem resistindo, lutando diariamente pela arte e a cultura brasileira em todas as suas dimensões.

Para você, querida leitora e leitor, se sinta mais que à vontade para desfrutar dessa saborosa colheita. A cultura popular só se faz e se mantém em comunidade.

Acesse e baixe o Balaio https://resaagroecologia.com.br/cartilhas-resa


Ótima leitura!

Edição: Lucas Botelho