Rio Grande do Sul

Artes Plásticas

“Queerides”, série de retratos de Graça Craidy estará na mostra Fora da Margem da Chico Lisboa

A artista visual gaúcha Graça Craidy produziu dez retratos de personalidades queer* da cultura brasileira e mundial

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Retratos de "queerides" pintados por Graça Craidy - Divulgação

A artista visual gaúcha Graça Craidy produziu dez retratos de personalidades queer* da cultura brasileira e mundial e deu à série o sugestivo nome de “Queerides”. O conjunto de obras participará da mostra Fora da Margem: Panorama Visual das Subjetividades Queer, promovida pela Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa.

Entre os retratados da série estão nomes consagrados como os artistas visuais Andy Warhol e David Hockney, os escritores Mario de Andrade, Caio Fernando Abreu e Marcel Proust, o cantor Ney Matogrosso, a vereadora e ativista Marielle Franco e o curador da Queermuseu, Gaudêncio Fidelis. Aliás, o fechamento violento da Queermuseu está entre as motivações da Chico Lisboa na promoção de Fora da Margem.

No edital, a entidade, fundada em 1938, diz que visa promover as artes visuais de uma maneira abrangente e conectada com as demandas sociais contemporâneas como as relacionadas à temática LGBTQIA+. "A visibilidade dessa comunidade e da sua produção artística é atual, necessária e urgente, visto que tem sido alvo de discriminação e ataques violentos, marcados pela tentativa de silenciamento. Os eventos que provocaram o fechamento da exposição Queer Museum, em 2017, em Porto Alegre, e seus desdobramentos, ilustram esta realidade aviltante que afrontou as artes visuais e a sociedade como um todo”, destacam.

Graça, que se declara apaixonada pela arte do retrato, justifica assim sua série: “Minha melhor maneira de homenagear as pessoas que amo, respeito e vejo valor, tem sido retratá-las. No momento em que se abre um espaço de defesa dos direitos da comunidade queer, em que a arte assume o protagonismo da narrativa, entendo que meus retratos de pessoas importantes para a nossa cultura, carregados de suas histórias traduzidas em suas feições, são capazes de promover a necessária reflexão sobre os seus direitos à livre expressão artística, sexual e de gênero.”

Artistas participantes

Além de Graça Craidy, mais 34 artistas foram selecionados por edital para a exposição Fora da Margem, que tem como curadores Ben Berardi, Sandro Ka, Neiva Bohns e Manuela Fetter.

Os demais artistas são: Ajeff Ghenes, Alce Porto, Álvaro Augusto Moro de Quadros, Annie Ruaro, Arthur Caldeira, Bruna Abreu, Carol Martins, Céu Isatto, David Ceccon, Denise Wichmann, Eduardo Thomazoni, Elenise Xisto, Fátima Pinto, Felipe Cremonini, Gabriela João, Gabriela Kostesky, Gladys Neves, Inez Pagnoncelli, Itamara Stockinger, Kaline da Silva Luiz, Kaunauã Nharu, Laur Peters, Lívia Auler, Lorena Bendati Bello, Lu Vieira, Marcelo Eugenio, Marina de Souza Pessato, Pedro Reis, Rafael Dambros, Ricardo Ayres, Suzane Wonghon, Thiago Dorsch, Vitor Cunha e Walter Karwatzky.

A exposição Fora da Margem será aberta no próximo dia 3 de março e permanecerá na Galeria de Arte do Dmae até o último dia do mês (31). O espaço fica na Av. 24 de Outubro, 200 - Moinhos de Vento - Porto Alegre. Entrada gratuita.

* Queer é palavra da língua inglesa que surgiu em 1500 com o sentido de estranho, esquisito e que em 1922 adquiriu o sentido de homossexual, um termo pejorativo posteriormente adotado  e resgatado pelo movimento LGTBQIA+.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko