Ouça e assista

Central do Brasil aborda os 10 anos de fundação do Levante Popular da Juventude

Para Júlia Aguiar, da coordenação nacional, o movimento trouxe uma nova forma de pensar e fazer política

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Comunicação Levante Popular da Juventude
Precisamos de um governo no Brasil que inclua as pautas da juventude

Em fevereiro de 2012, nascia o Levante Popular da Juventude, uma organização de militantes de todo o país que atuam na luta de massas em busca de transformações estruturais na sociedade. A data marca o encerramento do primeiro Acampamento Nacional do movimento que reuniu mais de 1,2 mil jovens brasileiros em Santa Cruz do Sul (RS).

O Entrevista Central desta terça-feira(22) traz a coordenadora nacional do Levante Popular da Juventude, Júlia Aguiar. Ela relembra as principais lutas travadas nesta década, além de apontar os horizontes de transformação que o movimento defende para os próximos anos, principalmente em 2022, durante as eleições.

"Nós temos um lema que Carlos Marighella nos ensinou que é a 'ação faz a organização'. Nós construímos ações concretas para denunciar e lutar por melhorias para a juventude e toda a sociedade. A necessidade da juventude brasileira não é uma só, são muitas. No nosso cotidiano tentamos abarcar o máximo de lutas possíveis para conquistar direitos e transformar o Brasil", afirma.

Aguiar também expõe as principais contribuições do movimento para a construção de política públicas no Brasil.

"O Levante agregou muito na construção do movimento estudantil e na forma de construir política para a juventude da esquerda. Nós quebramos aquela forma dura de fazer política, trouxemos uma nova cara que é uma cara animada, da batucada. A política pode ser feita com alegria, com ousadia e com coragem".

E tem mais!

O quadro Trilhos do Brasil  mostra que a empresa Exxon Mobil iniciou a perfuração na bacia do rio São Francisco para explorar petróleo na região, entre Alagoas e Sergipe. A reportagem aponta como esta atividade, além de prejudicar o meio ambiente, também afetará a atividade pesqueira local.

Raphaella Reis, da Rede Feminista de Juristas, participa do Embarque Imediato e fala sobre a aprovação na Câmara do projeto que permite o retorno  de gestantes ao trabalho presencial durante a pandemia.

A Parada Cultural indica o podcast "Negatta" que fala sobre negritude, empoderamento feminino, cultura pop, música e entretenimento.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Matheus Alves de Almeida