Rio Grande do Sul

Serviço Público

Inscrições nos concursos para Saúde e Agricultura do estado caíram mais de 70%

Dados foram obtidos pelo Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Para o sindicato, trabalhadores não têm buscado concurso em função do sucateamento das carreiras públicas - Foto: André Mendes Ribeiro Corrêa

As inscrições nos concursos públicos do governo do Estado do Rio Grande do Sul para as secretarias da Saúde e da Agricultura registraram redução expressiva na comparação com os certames realizados há oito anos. É o que chama a atenção o Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), que entende que os números mostram a falta de valorização das carreiras no estado em função da defasagem na remuneração dos servidores estaduais, que estão há mais de sete anos sem reposição da inflação.

Na Saúde, o número de inscritos nos concursos chegou a 59.940 em 2014. Para as provas deste ano, 8.342 pessoas se inscreveram – queda de 86%, segundo dados obtidos Sintergs. O número de inscritos no concurso na Agricultura também sinaliza nesta direção. Na seleção anterior, foram contabilizadas 3.947 inscrições. Este ano, foram 1.193 candidatos – redução de 70%.

“A precarização dos serviços públicos e os sucessivos ataques aos trabalhadores do setor público levaram ao desinteresse dos profissionais de nível superior em ingressar no estado”, lamenta o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros.

Para ele, apesar do Brasil e do Rio Grande do Sul apresentarem altas taxas de desemprego, os trabalhadores não têm buscado concurso em função do sucateamento das carreiras públicas. “É necessário que os governos façam uma reestruturação das carreiras para que elas voltem a ser almejadas e cumpram com a função de atender a população, sobretudo neste momento de pandemia”, afirma.

Segundo o Sinrtergs, as duas pastas foram analisadas por serem as secretarias mais representativas de categorias vinculadas ao sindicato e as que são considerados serviços essenciais. 


 Tabela: Reprodução


Tabela: Reprodução

*As informaões são da Assessoria do Sintergs


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

 

Edição: Marcelo Ferreira