Rio Grande do Sul

Falta de Água

Moradores do Morro da Cruz reclamam da instalação de caixas d'água prometidas pela prefeitura

Até a quarta-feira (23), apenas uma caixa havia sido instalada, segundo denúncia da comissão de moradores

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Comissão da comunidade critica trabalho incompleto da prefeitura de Porto Alegre - Reprodução

Moradores do Morro da Cruz, em Porto Alegre, estão reclamando da lentidão na instalação de caixas d'água prometidas pela prefeitura. Os reservatórios fazem parte de algumas ações que o prefeito Sebastião Melo (MDB) se comprometeu a executar para tentar aliviar o problema da falta de água na Zona Leste da Capital. As medidas estão inclusas em um decreto emergencial, editado após visita do chefe do Executivo à região.

Os moradores que receberam o prefeito formaram uma comissão que está acompanhando a execução destas medidas emergenciais. Segundo Any Moraes, moradora do Morro da Cruz e integrante da comissão, a execução das instalações ainda está muito lenta.

"Foi feito o decreto de situação de emergência e prometido distribuir algumas caixas d'água, porque não tem como resolver a questão do abastecimento agora, seguem subindo caminhões pipa", relata a moradora sobre o compromisso da prefeitura.

Segundo Any, a prefeitura afirmou não dispor de trabalhadores suficientes para instalar as caixas e pediu, inclusive, que a comissão de moradores tentasse angariar, com a população, voluntários para ajudar no serviço. Afirma que, então, a comissão da comunidade apresentou uma proposta de emenda ao decreto emergencial para que fosse feita a contratação de mão de obra para realizar a instalação das caixas.

Any conta que a base aliada do governo garantiu a rejeição à emenda, na Sessão Ordinária de segunda-feira (21), sob o pretexto de falta de necessidade. Ainda sobre a mesma sessão, disse que um fato chamou atenção da comunidade: a vice-líder do governo na Câmara, vereadora Cláudia Araújo (PSD), afirmou que, até o momento, já haviam sido instaladas mais de 50 caixas no Morro da Cruz.

"Isso gerou uma revolta entre os moradores, que vieram questionar a comissão", disse, destacando que até terça-feira (22), "a única caixa instalada ainda está em obra, pois aquilo não é uma instalação adequada".


Moradores reclamam de instalação de caixa realizada pela prefeitura: "incompleta" / Reprodução

Até a data de publicação desta matéria, ainda não haviam sido instaladas novas caixas d'água, nem tampouco havia sido feito o reparo na caixa que já havia sido instalada.

O que diz a vereadora

Contatamos a assessoria da vereadora Cláudia Araújo (PSD) para tentar esclarecer esse conflito de versões. Segundo informou a assessoria, a vereadora na verdade haveria dito que tinham sido entregues 50 caixas. Confrontamos a assessoria com a transcrição da sessão, quando a vereadora afirmou que "até o momento, 50 [caixas] foram instaladas". Também pedimos para a vereadora confirmar se, de fato, somente uma havia sido instalada.

"Foi informado que o DMAE tinha entregue 50, e entendemos que, na entrega, haviam sido instaladas. Vamos buscar as informações para esclarecer", afirmou a mensagem da assessoria da vereadora.

Comunidade se organiza para agilizar obras

Any relata que a comissão de moradores realizou um levantamento com as famílias que têm condições de executar a instalação por conta própria. Porém, a prefeitura ainda não comprou os materiais suficientes para entregar e realizar as obras.


Moradores do Morro da Cruz se mobilizam para ajudar a agilizar as obras de instalação de caixas d'água na região / Reprodução

"Enquanto isso as pessoas seguem com falta de água, com a rotina de ter que ir buscar água no caminhão pipa. Enquanto isso a gente vê a base do governo rejeitar uma emenda que era importante para acelerar o trabalho", conta Any.

A moradora também relata o fato da comissão ser composta majoritariamente por mulheres e que estas passaram a tarde de ontem (23) realizando um mutirão para ajudar a ensacar a areia que havia sido despejada em uma localidade do bairro, que está guardando os materiais que serão utilizados para estas obras.

"A gente vê que tem uma certa lentidão na prefeitura, uma falta de planejamento e organização na logística de entrega das caixas. As pessoas estão desesperadas sem água", conta.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira