Rio Grande do Sul

Educação

#CaravanaDaVerdade do CPERS percorre as regiões de Santana do Livramento e Cerro Largo

Sindicato encerrou a primeira semana da caravana com encontros em 16 escolas; visitas seguem até o fim de março

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Novo Ensino Médio, militarização e os prejuízos dessas medidas foram alguns dos temas que pautaram o debate - Foto: Cpers - Sindicato

Na última quinta-feira (24), o CPERS - Sindicato encerrou a primeira semana da #CaravanaDaVerdade, percorrendo as regiões de Santana do Livramento (23° Núcleo) e Cerro Largo (36° Núcleo). Durante as visitas às escolas, a direção central do Sindicato e representantes dos núcleos, tiveram a oportunidade de recolher informações sobre a atual situação das instituições estaduais e construir a resistência contra o desmonte da educação pública no estado. Ao todo foram visitadas 16 escolas. 

“O governo Leite mente descaradamente que os educadores ganharam 32% de reajuste. É de uma cara de pau sem tamanho. Vejam o meu caso, eu ganhei 7%. Ele foi nos avanços que conquistei durante a carreira e retirou os 25% que precisa para completar os 32% do meu contracheque. Ou seja: ele tirou da parcela de irredutibilidade e colocou no subsídio. Quem paga o reajuste somos nós”, destacou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

Novo Ensino Médio, militarização e os prejuízos dessas medidas foram alguns dos temas que pautaram o debate.

“As mudanças no Novo Ensino Médio, que começam a valer esse ano, trazem enormes prejuízos para a educação pública, aprofundando o desmonte e ampliando as desigualdades educacionais entre escolas públicas e privadas”, expôs o diretor do CPERS, Cássio Ritter.

A diretora Sandra Régio, da escola EEEB Eugênio Frantz, em Cerro Largo, também participou da atividade e deixou um alerta aos estudantes: “Vocês, estudantes da rede pública estadual, terão acesso ao que é estritamente necessário para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais precarizado”.

Conforme destaca o Sindicato, um dos objetivos da caravana é a mobilização e a preparação da categoria para um ano árduo e de extrema importância para o futuro da educação pública no Rio Grande do Sul.

“Temos que eleger quem defende a educação e os educadores. Esse ano de 2022 é um ano eleitoral. A escolha está em nossas mãos”, asseverou a secretária-geral do CPERS, Suzana Lauermann.

“A #CaravanaDaVerdade é mais um momento para mobilizarmos todos os educadores para que se sindicalizem. A nossa entidade é de luta e está desmascarando as mentiras do governador Eduardo Leite e do governo Bolsonaro. A categoria está farta de tanta mentira”, declarou o diretor Leonardo Preto Echevarria.

Na próxima semana, a #CaravanaDaVerdade visitará os núcleos da Região Metropolitana, em escolas de Porto Alegre (38° e 39° Núcleos), Gravataí (22°), Guaíba (34°), Taquara (32°) e Osório (13°).

Veja aqui o roteiro completo da caravana.

*As informações são do CPERS - Sindicato


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko