Rio de Janeiro

PANDEMIA

Rio deixa de ter uso obrigatório de máscaras faciais em lugares fechados

Prefeitura informou que apresentação do calendário vacinal no acesso a estabelecimentos vai até o fim de março

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Recomendação do uso de máscara facial continua valendo para pessoas com comorbidades graves, que apresentem sintomas da covid-19 ou que não tomaram nenhuma dose da vacina - Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, junto ao Comitê Científico para enfrentamento da pandemia de covid-19 decidiram nesta segunda-feira (7) que o uso de máscaras faciais em locais fechados não será mais obrigatório em todos os estabelecimentos da capital.

A decisão saiu em edição extraordinária do Diário Oficial na tarde de hoje.

Leia mais: Prefeitura de Caxias (RJ) retira obrigação do uso de máscaras em lugares abertos e fechados

Com o avanço da vacinação da população carioca, Soranz e Paes informaram também que o passaporte vacinal, obrigatório na entrada de locais fechados, deixará de valer até o fim de março. 

"Cumprindo as determinações do Comitê Científico, amanhã sai decreto acabando com a obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos e fechados. Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar dose de reforço, em 3 semanas acabamos também com o passaporte", escreveu Paes nas redes sociais.

Soranz justificou a decisão pelo baixo número de pacientes internados em estado grave e afirmou que a cidade está em situação epidemiológica segura, segundo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), que define o cenário como favorável quando menos de 5% dos testes têm resultado positivo para a covid-19.

A recomendação do uso de máscara facial continua valendo para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, que apresentem sintomas de gripe ou que não tomaram nenhuma dose da vacina contra a doença.

Leia também: "A insegurança está colada nos muros", diz professora sobre tiroteios próximos às escolas no RJ

No estado do Rio, o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, retirou a obrigatoriedade do item na última sexta-feira (4). A cidade de Belo Horizonte (MG) também liberou a população do uso das máscaras e São Paulo, capital, poderá tomar a mesma decisão na próxima quarta-feira (9).

Edição: Eduardo Miranda