Paraná

Audiovisual

Circuito Griot oferece oficinas de audiovisual para jovens em bairros de Curitiba

Em 2022, projeto ocorre na Vila Leonice e no Tatuquara. Sessões de cinema vão até abril

Curitiba |
Circuito Griot é o novo projeto da Cartografia Filmes, produtora vocacionada para o audiovisual identitário negro. - Preticia Jerônimo

De outubro a dezembro de 2021, aos sábados, oficinas de cinema aconteceram no Sitio Cercado e no Parolin. Além de aprenderem sobre a arte do cinema, moradores dos bairros também puderam assistir a filmes exibidos gratuitamente. A iniciativa, chamada de Circuito Griot, é o novo projeto da Cartografia Filmes, produtora vocacionada para o audiovisual identitário negro. 

“Pra mim, o que fica é o exemplo de ver jovens desenvolverem a atividade com tanta responsabilidade, tanta seriedade no trabalho, tanta vontade de fazer. E isso é muito importante, o compromisso”, conta Vera Paixão, que foi responsável pela produção local no Sítio Cercado. 

Para Bea Gerolin, da Cartografia Filmes, “foi possível espalhar a sementinha do audiovisual nas mãos, corpos e corações de crianças e adolescentes de bairros periféricos de Curitiba, em sua maioria pessoas pretas”, avalia. Para ela, a busca é por “sensibilizar olhares, construir um mundo possível onde sejamos sujeitos, onde essas crianças e jovens fruto da classe trabalhadora contém o que quiserem, como quiserem, a partir de si”. 

 

Mais atividades em 2022 

De fevereiro a abril, o Circuito Griot mantém as atividades, com oficinas e sessões de cinema no Tatuquara e na Vila Leonice. As oficinas ocorrem aos sábados e vão até 9 de abril. Já as exibições ocorrem nos sábados, no período da noite, de forma intercalada nos dois bairros. 

 

Sobre a Cartografia Filmes 

A Cartografia Filmes é uma produtora paranaense vocacionada para o audiovisual negro que une trajetórias diversas. Desse território de encruzilhada, a atuação se movimenta pelo desejo de compartilhar novas formas de acesso e produção dos bens culturais, fortalecendo e criando espaços coletivos nos eixos de difusão, formação e produção do audiovisual, de maneira a abrir caminhos na reconstrução de imaginários em que as múltiplas subjetividades sejam livres para exercer sua existência com plena autonomia e potência. 

O projeto tem apoio da Aliança Francesa - Curitiba e Incentivo do Ebanx. Realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.  

Edição: Ana Carolina Caldas