Rio Grande do Sul

Apagão

Parlamentares entram com denúncia no Ministério Público por falta de energia elétrica

Cerca de 60 mil clientes da CEEE Equatorial estavam sem energia elétrica no início da semana após temporal

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Está prevista para a próxima segunda-feira (14), reunião entre Equatorial, a direção do MP e Promotoria do Consumidor - Foto: Assessoria de Imprensa Deputada Sofica Cavedon

Na manhã desta sexta-feira (11), parlamentares gaúchos entraram com denúncia no Ministério Público contra a Equatorial Distribuidora pela falta de energia elétrica. A reunião, solicitada pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT), contou com a participação do deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) e o vereador da Capital, Jonas Reis (PT). Na conversa com o coordenador do Centro de Apoio do Consumidor e da Ordem Econômica/MP/RS, Gustavo de Azevedo e Souza Munhoz, o promotor reafirmou as ações do Ministério Público que estuda, inclusive, abrir um inquérito.

Neste mês de março, a Equatorial, distribuidora de energia em 72 municípios gaúchos, inclusive na Capital, é alvo pela demora no reestabelecimento de energia para algumas dezenas de milhares de pessoas em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Em pouco mais de 30 minutos de temporal a Equatorial deixou 60 mil pessoas sem luz. O problema afetou as estações de tratamento de Porto Alegre, deixando residências e comércios de 30 bairros sem água nas torneiras, ressaltou o vereador Jonas Reis.

Sofia Cavedon destaca que as reclamações não se limitaram a pessoas, atingindo também órgãos públicos. “O Departamento Municipal de Águas e Esgoto de Porto Alegre (DMAE), no domingo (6), cobrou publicamente a demora da Equatorial em reestabelecer o abastecimento de energia, que resulta em desabastecimento de água na Capital", expôs.  

Jeferson Fernandes lembrou que logo após a privatização e ao assumir o controle da CEEE-D a Equatorial fez um processo de demissão de mais de 1000 funcionários da antiga CEEE-D, em especialmente nas regiões de Porto Alegre, Pelotas e Bagé. No lugar desses profissionais treinados, foram contratados funcionários terceirizados e sem experiência, para uma área que requer treinamento, conhecimento e experiência. "Recentemente morreu um funcionário terceirizado ficando outro muito ferido", destaca o parlamentar.

Conforme a deputada, o MP informou que na segunda-feira (14), pela manhã, haverá reunião com a Equatorial e a direção do MP e Promotoria do Consumidor. "Todos os elementos que estamos apresentando vão constar", afirmou Sofia. Os parlamentares protocolaram uma série de reportagens, prints de celular e de notícias evidenciando o descumprimento dos serviços da CEEE/Equatorial, que já aparece como um dos principais alvos de reclamações dos contribuintes gaúchos, pela falta de atendimento da população, cortes seguidamente com muita demora na religação, especialmente em episódios de queda de energia, deixando produtores e consumidores sem atendimento.

Luciana Genro solicita audiência pública sobre prestação de serviço da CEEE Equatorial

Na última terça-feira (8), a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) apresentou um requerimento na Comissão de Segurança e Serviços Públicos para que seja realizada uma audiência pública sobre a prestação de serviços da CEEE Equatorial. O requerimento deve ser votado na próxima quinta-feira, dia 17.

De acordo com a parlamentar, nos últimos dias, diante das chuvas, milhares de gaúchos e gaúchas têm sido afetados com quedas de luz que demoram dias até serem restabelecidas. “A população está percebendo, na prática, como a privatização não resulta em melhorias na prestação de serviços. É um desrespeito a forma como a Equatorial vem tratando os gaúchos. A Assembleia precisa fiscalizar essa situação e cobrar a empresa”, disse Luciana Genro.

A deputada tem recebido mensagens de pessoas relatando problemas no contato com a companhia, demora no atendimento e interrupções frequentes no fornecimento de energia elétrica. A Equatorial será convidada a participar da audiência e dar explicações aos deputados e à Comissão durante a reunião.

Vereadora Laura Sito também faz convocação para esclarecimento 

O mandato da vereadora Laura Sito (PT) está chamando o presidente da CEEE Equatorial para reunião dia 5 de abril, na Comissão dos Direitos do Consumidor, para dar explicações pela demora na retomada da energia elétrica.

A parlamentar lançou recentemente um questionário online com o objetivo de documentar os impactos da falta de luz na capital gaúcha. De acordo com a vereadora esses relatos que o mandato está recolhendo ajudarão na condução da reunião, apontando casos graves, reclamações mais recorrentes

O formulário pode ser acessado aqui

*Com informações da Assessoria de imprensa dos parlamentares


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
 

Edição: Katia Marko