Paraná

TRANSPORTE PÚBLICO

Paranaguá é a primeira cidade do Paraná a oferecer transporte gratuito para a população

A Tarifa Zero vigora nessa terça-feira (15) para usuários cadastrados no Terminal Urbano

Paranaguá - PR |
Cidade Mãe do Paraná é a primeira no Estado a oferecer Tarifa Zero à população - Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá

Na manhã desta terça-feira, 15, foi inaugurado o Programa Tarifa Zero, que oferece transporte público gratuito para a população. Cerca de 40 mil pessoas deixarão de pagar a passagem que atualmente custa R$ 3,70. A solenidade que marcou o início da operação aconteceu no Terminal Rodoviário Municipal de Paranaguá.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, ressaltou a importância deste projeto, ainda mais neste momento em que houve aumento no preço dos combustíveis. “Todos os moradores da nossa cidade terão transporte público gratuito e com qualidade. São aproximadamente 25 milhões de reais investidos na área. Ônibus estão chegando, fizemos área de transbordo, tudo isso para dar melhoria ao sistema. Vamos fiscalizar as rotas, os ônibus visando a melhor qualidade para todos”, declarou.

A secretária de Serviços Urbanos, Christianara Foulkenig, agradeceu a toda a equipe envolvida e pela dedicação em fazer acontecer o programa. “Parabenizo o prefeito pela coragem e ousadia de fazer este projeto, sempre pensando naqueles que mais necessitam. Este é um projeto social que vai proporcionar um incremento na renda das famílias que utilizam o transporte coletivo”, comentou.

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Leite Júnior, lembrou da parceria entre o poder legislativo e o poder executivo. “A população é a maior beneficiada com este projeto. Lutamos muito na Câmara para aprovarmos o tarifa zero, pois sabemos a importância disso para a comunidade”, finalizou.

Estiveram presentes na solenidade diversos vereadores e secretários municipais, além da população e usuários do transporte coletivo.

HISTÓRICO

Em dezembro de 2021 a Prefeitura enviou à Câmara Municipal de Vereadores o projeto de lei que contou com a apreciação dos parlamentares, em seguida o prefeito Marcelo Roque garantiu o início da operação em 90 dias.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Edição: Lucas Botelho