Rio Grande do Sul

Pandemia no RS

Governo do Rio Grande do Sul desobriga o uso de máscara ao ar livre 

O decreto deve ser publicado até esta quarta-feira (16). Em ambientes fechados, a máscara continua de uso obrigatório

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A decisão foi tomada pelo Gabinete de Crise para o Enfrentamento à Covid-19 após acolhimento da nota técnica do Comitê Científico e do Centro de Operações e Emergência em Saúde (COE) - Fabiana Reinholz

O governo do Rio Grande do Sul comunicou nesta terça-feira (15) a desobrigação do uso de máscara em ambientes ao ar livre. De acordo com o Executivo estadual, a decisão foi tomada pelo Gabinete de Crise para o Enfrentamento à Covid-19 após acolhimento da nota técnica do Comitê Científico e do Centro de Operações e Emergência em Saúde (COE). O decreto que estabelece a mudança deve ser publicado até esta quarta-feira (16). Em ambientes fechados, a máscara continua de uso obrigatório.

De acordo com a nota técnica, a desobrigação da máscara em espaços abertos e onde haja possibilidade de distanciamento se baseia nos indicadores epidemiológicos atuais de redução de internações e a progressão da vacinação no estado. 

“Em lugares ao ar livre, a ventilação é a mais adequada e, portanto, pode-se optar por não usar a máscara nas situações de baixo risco, nas quais for possível manter o distanciamento físico. Reforçando que não é possível afirmar, cientificamente, que o risco de infecção é zero. Dessa forma, o não uso de máscaras sempre depende do grau de risco que a pessoa está disposta a aceitar”, destaca a nota. 

Ao comunicar a decisão, o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, ressaltou que não se trata de uma recomendação ou uma liberação, mas sim uma possibilidade que se apresenta diante do momento em que a pandemia se encontra no estado, com o avanço da vacinação e a redução dos indicadores da pandemia. “É importante lembrar que a adesão à vacinação é essencial para que possamos continuar no caminho de retomada para a normalidade”, disse Ranolfo. 

Na nota os técnicos ressaltam que o quadro epidemiológico da covid-19 continua requerendo esforços para evitar contágio. O texto recomenda o uso de máscara, mesmo em locais abertos, para pessoas com comorbidades ou que estejam apresentando sintomas gripais, pessoas não vacinadas, com doenças autoimunes, que tomem medicações imunossupressoras, com obesidade, doença neurológica, doença cardiovascular, síndrome de down, diabete mellitus, doença renal crônica, doença crônica descompensada.

A máscara também é recomendada para ambientes abertos durante situações de risco aumentado, como em locais sem distanciamento ou em longos períodos de exposição, como shows e estádios de futebol. Em ambientes fechados, a máscara continua de uso obrigatório.

O Gabinete de Crise decidiu por não emitir Alertas ou Avisos, dentro do Sistema 3As de Monitoramento, após a análise dos dados da pandemia. Na última semana, a média móvel de casos confirmados apresentou estabilidade no RS, variando em 5%, com incidência semanal de 279 casos por 100 mil habitantes.

No RS, cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul, Gravataí e Carlos Barbosa, já haviam anunciado a medida da desobrigação do uso de máscara em ambientes abertos. 

Veja aqui a nota completa. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko