Rio Grande do Sul

Povos Originários

Procurador Federal da República recebeu o Coletivo de Estudantes Indígenas da UFRGS

Jorge Sodré se comprometeu a convocar a UFRGS para que apresente propostas sobre as demandas apresentadas pela comissão

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Coletivo de estudantes indígenas da UFRGS se reúne com Procurador Federal da República, Jorge Sodré - Foto: Alass Derivas | @derivajornalismo

O Coletivo de Estudantes Indígenas da UFRGS conseguiu uma reunião com o Procurador Federal da República, Jorge Sodré, no prédio do Ministério Público Federal, na tarde desta terça-feira (15). Em pauta, foi debatida a demanda dos estudantes a respeito da Moradia Estudantil Indígena.

O Coletivo ocupa um prédio público da Prefeitura de Porto Alegre, localizado junto ao viaduto da Conceição, como forma de lutar por uma casa que abrigue os estudantes indígenas. Segundo o repórter Alass Derivas, que acompanhou a reunião, os estudantes demonstraram ao MPF a inviabilidade de seguir morando na Casa do Estudante Universitário da UFRGS.

Entre os motivos, está a impossibilidade de viver com suas crianças, o risco de elas viverem no prédio sem estrutura e o racismo de que são vítimas no local. Na reunião ainda, foram apresentados documentos e processos demonstrando que a UFRGS está ciente há anos sobre a demanda dos estudantes indígenas.

Conforme relataram os estudantes, existem trabalhos realizados por estudantes que mostram as dificuldades das mães indígenas em permanecer na universidade. Além disso, pesquisas realizadas pela própria universidade atestam no mesmo sentido. Mesmo assim, ainda não foram atendidas as reivindicações. Como encaminhamento, o Procurador Federal se comprometeu a convocar a UFRGS para que apresente propostas sobre as demandas apresentadas.

Em paralelo, a Justiça aguarda o parecer do Procurador para dar seguimento ao processo de reintegração de posse pedido pela Prefeitura de Porto Alegre. A reportagem informa ainda que o movimento seguirá fortalecendo a ocupação enquanto aguarda o resultado desses encaminhamentos, que deve acontecer na quinta ou sexta-feira desta semana.


Rita Muniz, pajé do povo Tupinambá, e Joelson Ferreira, do Assentamento Terra Vista-Ba, reencontram Gah Té na retomada dos estudantes indígenas / Foto: Alass Derivas | @derivajornalismo

A retomada e a luta dos povos

Nesta segunda-feira (14), chegaram a Porto Alegre, direto da Bahia, Rita Muniz Tupinambá e Joelson Ferreira. Eles participam da roda de conversa, organizada pela Teia dos Povos em Luta no RS, "As retomadas e as lutas dos povos", nesta quarta-feira (16), às 19h30, na Retomada da Casa dos Estudantes Indígenas. E depois participam da I Jornada de Agroecologia da Teia dos Povos do Rio Grande do Sul, no Assentamento Carlos Marighella, em Santa Maria. 


Encontro para falar sobre a Retomada e a Luta dos povos, com a presença ainda das lideranças Angélica Domingos e Woié Patté / Divulgação

Para apoiar o movimento, doações podem ser feitas pelo PIX 03478244048 (Jaqueline de Paula). Estão sendo aceitas doações de lenha, alimentos, água potável, produtos de higiene e limpeza.

Veja registro da reza da noite de terça (15), dia em que Gah Té reencontrou os parentes Rita Muniz e Joelson Ferreira na Retomada dos Estudantes Indígenas da UFRGS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko