Rio de Janeiro

DIREITO À MORADIA

Ato no Rio reivindica prorrogação de liminar do STF que impede remoções e despejos na pandemia

Rio de Janeiro é um dos estados com situação mais crítica em habitação, com 5.560 famílias despejadas em dois anos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
despejo zero
Ato percorreu as ruas do Rio e chegou ao Tribunal de Justiça do Estado, onde foi entregue documento pedindo a paralisação de despejos e remoções - Luiz Fernando Nabuco/AdUFF SSind

No Dia Nacional de Luta por Moradia, nesta quinta-feira (17), movimentos populares realizaram manifestações em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, o ato no centro da cidade reivindicou que o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogue a Arguição de descumprimento de preceito fundamental, a ADPF 828, que suspende temporariamente os despejos. A liminar do ministro Luis Roberto Barroso vence no dia 31 de março.

Leia mais: Comida ou aluguel: pandemia obriga mais famílias a morar em ocupações para sobreviver no RJ

Os movimentos de luta por moradia afirmam que a liminar concedida pelo ministro é a única garantia de teto e dignidade para milhares de famílias vulneráveis ocupantes de imóveis rurais e urbanos no país.

Durante o ato, os manifestantes caminharam até o Tribunal de Justiça do Estado, onde foi protocolado pelos movimentos de moradia uma petição solicitando que sejam adotadas medidas no estado do Rio para evitar os despejos.

Dados da Campanha Nacional Despejo Zero mostram o cenário de ameaças e execuções de reintegrações de posse nos dois últimos anos: mais de 132 mil famílias estão ameaçadas de despejo no Brasil. Isso representa um aumento de 602% desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020.

Leia também: Há um ano, falecia Joaquin Piñero, militante do MST que deixou um legado para a luta política

O Rio de Janeiro é um dos estados onde ocorreram o maior número de despejos durante a pandemia. Entre os meses de março de 2020 a fevereiro de 2022, foram 5.560 famílias despejadas. 3.463 famílias estão ameaçadas de despejos e remoções no estado, segundo os dados da Campanha Despejo Zero.

Segundo os organizadores, a campanha é uma articulação nacional que reúne mais de 175 organizações, entidades, movimentos sociais e coletivos para atuar contra os despejos e remoções forçadas de famílias do seu local de moradia. Lançada em julho de 2020, ela aborda um problema estrutural do país, a falta de moradia adequada e reforma agrária no país. 

Edição: Eduardo Miranda